Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cênica, baía exibe arco natural em penhascos

Three Cliffs Bay, na península de Gower, mostra natureza intocada

Região é uma dos mais fotografadas da costa galesa e pode ser alcançada por trilha que sai de Penmaen

Fotos Marina Della Valle/Folhapress
Visitante caminha em direção aos penhascos que dão nome à baía
Visitante caminha em direção aos penhascos que dão nome à baía

DA ENVIADA AO PAÍS DE GALES

O vento forte agita os cabelos e traz a maresia com violência. Conforme a trilha avança, a paisagem se revela aos poucos, emoldurada pela vegetação rasteira.

A maré baixa une praias em uma grande faixa de areia. As ruínas de um castelo se destacam contra o sol. Do outro lado, três picos rochosos dominam a paisagem, e um arco natural se revela conforme o visitante caminha em direção aos penhascos.

Os três picos dão nome ao local, conhecido como Three Cliffs Bay (baía dos três penhascos). É um dos lugares mais fotografados da costa, e não é difícil ver por quê.

Mesmo com tanta fama, a baía está vazia naquela manhã de março. Pegadas de cavalos denunciam a passagem de outros visitantes um pouco mais cedo. É o único sinal de presença humana -o resto da areia parece intocado, marcado apenas por pedras.

A área coberta por vegetação que precede a praia é cortada por um riacho. Ao lado, pedras foram arrumadas em círculos concêntricos, como uma miniatura dos monumentos ancestrais encontrados em outras partes do Reino Unido.

"Olha só o que as crianças fizeram", diz a guia, apontando para as pedras. Outro sinal humano, mas não necessariamente recente, na bela baía deserta.

O castelo Pennard, em uma área elevada ao lado dos picos, dá um toque de dramaticidade à paisagem. Em ruínas, ladeada pela vegetação rasteira, a estrutura conserva um grande arco e janelas que deixam entrever o céu.

CENÁRIO

No quesito visual, Three Cliffs Bay, na área de Swansea, é o destaque da costa da península de Gower (www.enjoygower.com). O local também é popular entre escaladores, que se aventuram pelos penhascos escarpados que contornam a baía.

A maré alta modifica bastante a paisagem, com a água separando as praias, e torna o mergulho no local perigoso, por causa da presença de correntes fortes. As mudanças da maré, aliás, são um ponto importante a ser considerado na programação dos passeios.

O isolamento da baía contribui para sua conservação e para o clima de intimidade que envolve o local. A desvantagem é a falta de infraestrutura para visitantes.

Não há banheiros, duchas ou qualquer tipo de serviço para banhistas. Tampouco há estacionamento próximo -o veículo em que estava a reportagem ficou em Penmaen, no início da trilha de 4 km.

Mas passar sem essas facilidades vale a pena. Ao seguir de volta, o visitante se volta para uma última olhada com a sensação de ter estado em um pedaço intocado da natureza.

(MARINA DELLA VALLE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.