Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Passeio por Nice tem caminhada, contemplação e eventos oficiais

Praias e piqueniques também são atrativos da cidade francesa

MICHELLE LOCKE
DA “ASSOCIATED PRESS”, EM NICE

Bom avisar: por mais tempo que você passe contemplando os telhados vermelhos da Velha Nice, é improvável que um sósia de Cary Grant surja entre as chaminés como em "Ladrão de Casaca", filme de Alfred Hitchcock que acontece na Riviera.

Mas não se preocupe: há muitas outras diversões na "Vieux Nice". Caminhar pelas ruas estreitas, fazer compras no mercado de flores ou nadar no Mediterrâneo, a poucos metros de distância...

Situada no crescente cerúleo da baía dos Anjos, Nice é a segunda maior cidade da Provença, depois de Marselha, e facilmente acessível.

A Velha Nice -a parte histórica- é um emaranhado de becos e pracinhas, uma região triangular delimitada pelo mar, uma colina que no passado abrigava um castelo, e pelo bulevar Jean Jaurès.

Mas há alguns motivos para cautela. A Velha Nice oferece certo risco de crime, especialmente à noite. Por isso, atenção e cuidado, especialmente se estiver sozinho.

O Festival de Jazz de Nice (nicejazzfestival.fr) acontece de 8 a 21 de julho neste ano, e a diversão de inverno é o Carnaval (nicecarnaval.com), em fevereiro, culminando com a Mardi Gras, que oferece desfiles e "batalhas de flores" nas quais pessoas fantasiadas arremessam flores de seus carros alegóricos para os espectadores.

Os moradores notáveis da cidade incluem Matisse e F. Scott Fitzgerald, mas o fator celebridade local ganha mais destaque na primavera, durante o festival de cinema de Cannes (festival-cannes.fr), no passado uma pacata aldeia de pescadores, a 25 km a sudoeste de Nice (a edição deste ano ocorre até 27 de maio).

Os eventos oficiais requerem credenciais, mas é possível sentir o gostinho do festival caminhando pela Croisette, rua paralela à praia que abriga hotéis, lojas e restaurantes sofisticados.

Além do festival, há muito para fazer na Velha Nice o ano todo. Comece pelo Cours Saleva, área para pedestres que corre paralela ao Quai des États-Unis, na costa. Lá fica o famoso mercado de flores (de terça a domingo), e a área também representa o ponto de partida ideal para montar um piquenique de pão, queijo, azeitonas e vinho.

Ao fazer uma caminhada pela cidade velha, você encontrará edifícios em tom pastel, ocre e rosa, a maioria dos quais centenários.

Talvez a melhor maneira de apreciar o charme do lugar é ir à cidade alta e desfrutar uma taça do pálido vinho rosé provençal. Uma recomendação é o Clarion Grand Hotel Aston, perto da Velha Nice, cujo Seven Blue Bar oferece vista da cidade e do mar.

Acomode-se, tome um drinque e relaxe enquanto o sol brilha suavemente em tons de laranja, rosa e lavanda, sobre os reluzentes telhados vermelhos.

Quem precisa de Cary?

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.