Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Domingos Martins, Es História

Cidade na região serrana guarda cultura imigrante

Arquitetura e cozinha lembram ascendência alemã

Igreja mantém a torre de templo evangélico mais antiga do país, erguida em desrespeito às leis do período

DANIEL MÉDICI
ENVIADO ESPECIAL A DOMINGOS MARTINS (ES)

Uma rotatória no meio da estrada e um pequeno portal marcam a entrada da cidade de Domingos Martins, pequena aglomeração urbana a 43 km de Vitória (ES) que até hoje preserva a cultura de seus fundadores.

Suas ruas traçam a história dos imigrantes que se estabeleceram no local ao longo da segunda metade do século 19. Os primeiros a chegar foram alemães (prussianos, na época) da região de Hünsruck, seguidos por italianos e pomeranos.

Ainda hoje, não é raro ouvir o dialeto germânico-pomerano sendo falado na cidade, e há placas tanto em português quanto em alemão identificando o nome das ruas, como, por exemplo, a Alfred Velten Strasse.

Junto à praça central de Domingos Martins se encontra a pequena igreja, luterana, cuja nave foi inaugurada em 1866. A torre, por sua vez, é mais nova, de 1887 -e, como atesta a placa a seu lado, a mais antiga de um templo evangélico no Brasil.

De acordo com a Constituição vigente na época, igrejas não católicas não podiam ter torres. Os colonos infringiram a lei e ameaçaram confronto com as autoridades imperiais para erguê-la.

CERVEJA E GUARANÁ

Casas em estilo alemão nas ruas do entorno abrigam restaurantes típicos, cervejarias e lojas diversas. Qualquer bar da cidade vende, orgulhosamente, o guaraná Coroa, refrigerante local.

Contígua à praça, há uma série de quiosques que vende artesanato local e bebidas, tais como vinhos (de jabuticaba, de morango e, inclusive, alguns de uva) e licores: de café, cravo, jenipapo, canela, feitos a partir de cachaça. A maioria estampa nos rótulos: "Produzido por imigrantes italianos".

Outros vão além e escrevem o sobrenome da família produtora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.