Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Domingos Martins, Es Natureza

Parque da Pedra Azul preserva mata nativa e piscinas naturais

Área de conservação de floresta se encontra a mais de 1.250 metros acima do nível do mar

Todas as trilhas devem ser feitas com guia, e visitas precisam de agendamento com 24 horas de antecedência

DO ENVIADO A DOMINGOS MARTINS (ES)

Um monólito colossal de granito e gnaisse é o epicentro do turismo na região serrana do Espírito Santo.

Chamado Pedra Azul, o monte tem seu cume a 1.822 metros acima do nível do mar -a base fica a aproximadamente 1.250 metros. Não surpreende, portanto, que tenha sido criada uma área de reserva natural em seu entorno, transformada em parque estadual (www.pedraazul.com.br) em 1991 e aberta à visitação em 1997.

Sua entrada fica próxima à saída do km 88 da BR-262, uma estrada sinuosa, cruzada incessantemente por caminhões, de mão única, mas bem conservada e sinalizada.

Dela sai a rodovia Ângelo Girardi, mais conhecida como rota do Lagarto, que dá acesso à portaria do parque -o nome extraoficial é uma referência à pedra do Lagarto, uma proeminência na rocha que pode ser vista de perto ao longo da estrada.

O local é parte de Domingos Martins, mas fica longe da cidade, a qual os habitantes se referem apenas de "sede". É no entorno do parque que se concentra a maior parte da infraestrutura turística, como hotéis e restaurantes à beira da estrada.

A Pedra Azul é parte de uma formação que inclui ainda o pico da Pedra das Flores, a 1.909 metros de altitude. O parque abrange 1.240 hectares, dos quais apenas 5% são abertos ao público para a realização de trilhas.

Quem pretende visitar o local deve agendar a ida com pelo menos 24 horas de antecedência pelo telefone 0/xx/27/3248-1156. Fora de temporada, ele é aberto a turistas apenas no fim de semana.

As caminhadas são sempre acompanhadas de um guia e podem ser canceladas em caso de tempo ruim. Não é permitida a prática de esportes, nem mesmo de alpinismo.

Entre as atrações, a mais famosa é a trilha das piscinas naturais, com um percurso de 2.500 metros que inclui um trecho de subida, culminando na área mais alta onde se é permitido chegar. As nove piscinas têm até 1,5 m de profundidade e pode-se mergulhar nelas à vontade.

O parque exige calçados fechados e sem salto e, por não ter lanchonete, aconselha que se traga lanche e água. Também é recomendável usar repelente. O local abre das 8h às 17h, e as saídas para as trilhas acontecem às 9h e às 13h.

(DANIEL MÉDICI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.