Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Veja alguns parques com temas estranhos

Centros de diversão vão de escavadeiras e estátuas soviéticas à cantora Dolly Parton

DE SÃO PAULO

Quando se fala em parque temático, os grandes empreendimentos de Orlando são os primeiros a serem lembrados. Mas há parques menores dedicados a temas bem mais estranhos que os personagens da Disney ou espetáculos com animais marinhos.

Um exemplo é a Hacienda Napoles (www.haciendanapoles.com), a 165 km de Medellín, na Colômbia.

Com zoológico, brinquedos aquáticos, locais de hospedagem e estátuas de dinossauros, tem como pano de fundo o traficante Pablo Escobar (1949-1993), que ali construiu seu parque de diversões particular, com pista de aterrissagem e várias espécies de animais exóticos.

Após a morte de Escobar, o local passou para as mãos do governo colombiano, e, após um período de indecisão sobre seu fim -em que vários animais morreram-, foi transformado em parque temático.

Quem busca um tema mais leve pode visitar um dos quatro parques Diggerland (www.diggerland.com), em Devon, Durham, Yorkshire e Kent, na Inglaterra, que têm como tema... maquinário de construção.

Crianças e adultos podem andar e operar escavadeiras e tratores reais, além de andar em brinquedos inspirados nas máquinas. Alguns eventos, como corridas de escavadeiras, são apenas para maiores de 17 anos.

Já o Gruto Parkas (www.grutoparkas.lt), a 120 km de Vilna, capital da Lituânia, é dedicado a estátuas da era soviética. Apelidado de "mundo de Stálin", abriga as imagens de líderes soviéticos que foram desmanteladas após a independência do país.

Já Dollywood (www.dollywood.com), no Estado norte-americano do Tennessee, tem como principal personagem a cantora de country Dolly Parton.

O empreendimento é dividido em duas áreas: Dollywood em si e Dollywood Splash Country, parque aquático com tobogãs e corredeiras para relaxar em boias.

No primeiro, entre montanhas-russas e casas de show -espetáculos musicais são parte importante da diversão ali-, há o ônibus que levou Dolly Parton em tours.

Já o Jeju Love Land (www.jejuloveland.com), na Coreia do Sul, é totalmente dedicado ao sexo, com estátuas eróticas dignas de figurar no "Kama Sutra".

Por fim, o Bonbon Land (www.bonbonland.dk), na Dinamarca, apresenta personagens infantis com uma pitada de escatologia. Um dos brinquedos, por exemplo, traz um cachorro com problemas de flatulência.

E vem mais por aí. Na França, o prefeito de uma pequena cidade anunciou planos de um parque temático sobre Napoleão Bonaparte!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.