Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Antes industrial, região hoje agrupa locais da boa mesa

Riverside e Leslieville, áreas da zona leste de Toronto, têm padaria, peixaria com produtos frescos e sorveteria

Casa de azeites ensina ritual de degustação do óleo; pequenas aulas são realizadas no fundo da loja especializada

DO ENVIADO A TORONTO

Antes zona industrial, agora coisa de gourmet.

O distrito de Riverside e o bairro de Leslieville, em Toronto, mudaram de cara de uns três anos para cá. A área passou por um incêndio em 2000, teve seus aluguéis barateados e atraiu artistas.

Pela manhã, comece a caminhada com um expresso na cafeteria Dark House (darkhorseespresso.com) e com uma boa "butter tart", docinho típico canadense.

Na St. John's Bakery (www.stjohnsbakery.com), que trabalha com produtos orgânicos, há bolinhos de mirtilo ("blueberry") que desmancham na boca e pães e doces variados. A padaria trabalha com inclusão social, empregando e ensinando refugiados e pessoas carentes.

Também no viés ético, a peixaria Hooked (www.hookedinc.ca) tem todo um trabalho que envolve a sustentabilidade, vendendo apenas produtos frescos, direto do produtor. "Em locais normais, um peixe pode demorar dez dias para chegar ao cliente. Aqui, ele pode chegar do mar à vitrine em poucas horas", garante Kristin Donavan, proprietária.

E embora possa soar estranho ir a uma peixaria a turismo, lá você pode comprar um salmão defumado pelo próprio estabelecimento, levar para casa molhos e sais e fazer uma aula para aprender a preparar, por exemplo, moluscos e mariscos.

Na Olive & Olives (www.oliveolives.com), a palavra-chave também é aprender (e comprar). Com 95% do acervo de azeites oriundos da Espanha, a degustação do óleo é feita no fundo da loja.

Funciona assim: uma pequena quantidade é colocada em um potinho azul (para que não se veja a cor do líquido). Ele é aquecido na palma de uma das mãos. Deve-se, então, sentir o aroma com os olhos fechados e levar o azeite à boca, engolindo-o com um pouco de ar.

E para aproveitar o verão de Toronto, passe na sorveteria Ed's Real Scoop (www.edsrealscoop.com). Com sorte, é possível acompanhar o funcionário na fabricação de sorvete -como o feito com camadas de creme intercaladas com caramelo em abundância e amendoins.

Na visita, os sabores preferidos pela reportagem da Folha foram pistache e "deepest darkest chocolate" -feito com a marca Callebaut.

(RAFAEL MOSNA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.