Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vá às vinícolas canadenses durante tour ao Niágara

Região vitivinícola que dista 130 quilômetros de Toronto recebe visitantes

Cobiçado, o 'icewine' é um vinho de uvas das varietais cabernet franc, vidal e riesling colhidas tardiamente

DO ENVIADO A TORONTO

Oito graus Celsius negativos. A temperatura é o registro mínimo para a colheita das uvas do "icewine", o vinho de sobremesa que é símbolo do Canadá -embora não tenha sido originalmente criado no país.

Com as parreiras congeladas, a concentração de açúcar dos frutos aumenta, e o resultado é um vinho intenso, alcoólico -e caro.

Na península do Niágara (a 130 quilômetros de Toronto), as principais uvas utilizadas na produção do "icewine" são a vidal (sabores de mel), riesling (mais mineral, laranja) e cabernet franc (aromas de frutas vermelhas).

A ida até as cataratas do Niágara faz parte da maioria dos tours que passam por Toronto. O passeio é sempre focado nas quedas, uma espécie de parque nacional de Foz do Iguaçu menorzinho. Nem todos, porém, estendem-se às vinícolas -e essa é a parte mais legal da viagem.

Reserve uma manhã para bater perna pela erma Niagara-on-the-Lake, cidade com casarões de madeira e um pequenino (e charmoso) centro comercial. A estrada que une as cataratas à cidadezinha passa por macieiras e pés de frutas vermelhas (você irá notar as árvores pelo nariz). Nos arredores da via, estão as tradicionais vinícolas canadenses Inniskillin (www.inniskillin.com) e Peller Estates (www.peller.com).

Ambas recebem turistas para um tour pelas propriedades. Dá para entender o processo da fabricação do "icewine", degustar e fazer um almoço harmonizado -há ainda produção de vinhos secos, com uvas como chardonnay, pinot noir, merlot e cabernet sauvignon.

Os roteiros também podem ser temáticos. Por exemplo, aprender a harmonização básica da comida e o vinho, saber adequar a bebida com chocolates ou até mesmo ter aulas de pintura ao ar livre entre as parreiras (!).

Inniskillin tem um "icewine" espumante produzido a partir da uva vidal. Mas prepare o bolso: são necessários 69,95 dólares canadenses (R$ 141) para ter na boca os 375 ml borbulhantes de uma garrafa.

(RAFAEL MOSNA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.