Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Perto das cataratas, Niagara-on-the-Lake tem vinho e teatro

Cidade em Ontário, no Canadá, abriga mais de 30 vinícolas e um festival anual dedicado a Bernard Shaw

O produto local mais conhecido é o 'icewine', bebida feita com uvas congeladas nas videiras durante o inverno

BETH J. HARPAZ
DA ASSOCIATED PRESS

Mencione Niágara e a maioria dos turistas pensa nas famosas cataratas. Mas há outro lugar com a palavra no nome, a meia hora de carro da gigantesca queda-d'água em Ontario, no Canadá, que merece uma visita: Niagara-on-the-Lake (www.niagaraonthelake.com).

A cidade é conhecida por suas vinícolas e um festival de teatro anual. Setembro e outubro estão entre seus meses mais fervilhantes.

Há mais de 30 vinícolas em Niagara-on-the-Lake -e um total de 80 na região. Essa é a época em que os visitantes podem ver e experimentar a colheita e a prensagem das uvas na área.

A região é conhecida por seu "icewine", feito de uvas congeladas nas videiras no inverno. Assim, elas ficam quase desidratadas, e o sumo acaba concentrado, o que torna o vinho mais doce.

As vinícolas vão de locais menores e rústicos, como a Ravine Vineyard, a grandes propriedades, como a Peller, a Inniskillin e a Trius. Algumas novas vinícolas, como a Southbrook Vineyards, apostam na sustentabilidade e em técnicas de agricultura com baixo impacto no ambiente.

É possível fazer tours de ônibus e visitas guiadas privadas. Quem prefere fazer o próprio itinerário pode consultar o site Wine Route Planner (winecountryontario.ca/niagara-on-the-lake).

Os visitantes também encontram produtos locais, dependendo da estação, incluindo pêssegos, peras e maçãs, além de geleias e sucos, entre outros itens. Um bom local para comprá-los é o Kurtz Orchards Country Market (Niagara Parkway, 16.006) e, até 6 de outubro, um mercado que ocorre nas manhãs de sábado (Garrison Village Drive, 111).

Setembro e outubro também são os últimos meses para ver os espetáculos do Festival Shaw (www.shawfest.com), evento anual em três teatros da cidade.

O festival apresenta obras do escritor e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw e seus contemporâneos, além de novas peças sobre seu tempo (1856-1950). A temporada vai até 29 de outubro.

Niagara-on-the-Lake também abraçou o turismo gastronômico e recentemente foi nomeada o melhor destino para vinhos e culinária do Canadá pelo site TripAdvisor (www.tripadvisor.com)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.