Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Joalherias, caxemiras e bombons atraem viajantes endinheirados

DO EDITOR DE “TURISMO”

A qualquer tempo, St. Moritz e arredores reúnem viajantes endinheirados e aventureiros -seja no distrito de St. Moritz-Bad, área de spas a sudoeste do lago localmente chamado de Moritzersee, ou na região mais urbanizada, St. Moritz-Dorf.

No centro propriamente dito, além de 150 lojas que vendem de bombons a caxemira de primeira, boas joalherias, óticas e lojas de suvenires, existem diversos hotéis de categoria superior, caso do Kempinski (kempinski.com), do Badrutt's Palace Hotel (badruttspalace.com), do Kulm Hotel (kulmhotel-stmoritz.ch), do Suvretta House (suvrettahouse.ch) e do Carlton St. Moritz (carlton-stmoritz.ch), que só abre no inverno.

Entre as construções mais velhas, a torre Linen, de 33 m e pintura amarela, se destaca por sua inclinação à la torre de Pisa, na Itália. Ela só ganhou o relógio em 1570, mas há quem associe suas linhas arquitetônicas ao estilo romanesco do século 12.

Ainda no centrinho, um exemplo de fachada decorada com a ancestral técnica do "scrafito" é o café e doçaria Hanselmann's. Diante dele, uma estátua que alude a St. Mauritius foi comissionada pela madame Goldschmidt-Rothschild em homenagem aos trabalhadores dos hotéis.

Por ali, ficam a casa de chocolates e hotel Hauser (hotelhauser.ch), além de um prédio moderno que se debruça sobre o lago e que foi projetado pelo arquiteto inglês Norman Forster.

No lago St. Moritz, cuja profundidade máxima chega a 44 m, velejadores disputam regatas no verão. Já no inverno, ele serve de paisagem congelada para acirrados torneios de polo a cavalo.

EXPLORAR O ENTORNO

A primeira escola de esqui em St. Moritz foi aberta em 1929. Desde então, lugares como Corvilha (a 2.486 m) são rotas para acessar os funiculares que levam ao topo das montanhas. Há locais para esquiar como Corvatsch (a 3.303 m), que no verão funciona como mirante da natureza e restaurante ao ar livre.

Na vizinha região de Silvaplana, o hotel Nira Alpina (niraalpina.com), a 1.815 m e ao lado do teleférico de Corvatsch, é moderno, ao estilo de um chalé ultracontemporâneo. Tem, no seu quinto andar, um restaurante panorâmico com uma bela vista dessa região lacustre emoldurada por montanhas.

No inverno, há quem viaje de St. Moriz a Lugano no trem panorâmico Bernina Express. Com o passe de trem da Swiss Pass, a reserva (que deve ser antecipada) custa CHF 8 (cerca de US$ 8). No verão, sai por CHF 12 (US$ 12). (SC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.