Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Duas obras de Picasso foram roubadas em 89

DE SÃO PAULO

Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado eram, além de um casal paulistano por excelência, mecenas e apreciadores de arte.
Foram eles que doaram, nos anos 1960, duas obras do espanhol Pablo Picasso (1881-1973) para a Associação dos Amigos do Bar do Museu, do qual eram cocriadores e partícipes.
As obras -uma gravura de 60 cm por 80 cm cujo título é "Cabeça de Cabra Sobre a Mesa" e um prato de cerâmica com uma pomba- enfeitaram as paredes do clubinho de artistas até serem roubadas durante uma manhã de domingo no ano de 1989.
Cada uma valia, à época, US$ 30 mil (por volta de US$ 54,8 mil atuais com correção monetária). Como a associação não possui nenhuma foto dessas obras, é difícil estimar os respectivos valores atuais, uma vez que um avaliador necessita de informações como tiragem, tamanho, conservação, valor histórico, dentre outros aspectos, segundo especialistas consultados pela Folha.
Antes disso, de acordo com reportagem da época, o bar sofreu o roubo de uma gravura de Alfredo Volpi (1896-1988).
Não se sabe o paradeiro dessas obras, segundo a atual presidente da entidade, Clarice Berto.
"Suspeitavam-se de pessoas, mas tudo o que se fosse falar era leviano", afirma ela. "Era um entra-e-sai tão grande, todos os artistas levando e trazendo telas e obras para expor, então ninguém pode dizer quem foi. Houve uma pessoa que ficou repentinamente rica, mas nada jamais ficou provado." (ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.