São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Premiação de filmes começa nos anos 90

Cinema da ilha ganhou principais estátuas em Veneza, Berlim e Hollywood com o taiwanês Ang Lee

THIAGO MOMM
DA REDAÇÃO

No anos 60 e 70, o cinema de Taiwan era forte na Ásia, mas dominado por dramas melosos ou moralistas e por aqueles filmes de kung-fu que ainda pingam nas madrugadas televisivas brasileiras.
A ruptura com esses velhos moldes escapistas tem um marco em 1982: "In our Time", de quatro novos diretores, traz um olhar realista da vida local e abre caminho para o Cinema Novo de lá, também chamado de Nova Onda de Cinema.
O movimento tem duas fases: filmes mais engajados, até o começo da década de 90, e mais variados, depois. "Confucian Confusion", de 1994, fala da substituição dos valores tradicionais pelos do consumismo; "Vive l'Amour", do mesmo ano, do amor na Taipé contemporânea. O longa ganhou o Leão de Ouro do Festival de Veneza.

Desejo, cautela
Ang Lee, cineasta mais notório da ilha, faz parte da segunda fase. Nascido em Pingtung, em 1954, ele se destaca com uma trilogia sobre Taiwan. Depois recheia o currículo com "Razão e Sensibilidade" (1995), "O Tigre e o Dragão" (2000) e "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005) -os dois últimos lhe rendem, respectivamente, Oscar de melhor filme estrangeiro e de melhor diretor.
O homossexualismo, tema de "Brokeback", não era inédito na sua filmografia: já havia motivado "Banquete de Casamento", o terceiro da trilogia taiwanesa. Já "Eat Drink Man Woman", segundo dessa série, antecipa "Razão e Sensibilidade", adaptação de obra da inglesa Jane Austen (1775-1817), ao retratar a vida amorosa de irmãs.
Atualmente, Lee está filmando o longa "Lust, Caution" ("Desejo, Cautela", em tradução literal). A história se passa durante a Segunda Guerra e fala do envolvimento de um importante político de Xangai com uma mulher mais nova. É uma adaptação do romance homônimo de Eileen Chang (1920-95), escritora norte-americana de origem chinesa. O filme será falado em chinês.
Outro cineasta de Taiwan premiado é Tsai-Ming-Liang, vencedor do Festival de Berlim em 2005 com o drama musical "The Wayward Cloud".


Texto Anterior: MiniChina: Mansão de 200 anos mostra como vivia a aristocracia
Próximo Texto: MiniChina: Chá de exportação é cultivado na ilha desde o século 19
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.