São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Chá de exportação é cultivado na ilha desde o século 19

Cultivo local se deve à dominação japonesa; em 1869, 120 toneladas do produto foram para Nova York

DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

Trazido pelos imigrantes que vieram de Fukien e de Jiangsu, na China continental, o chá é, historicamente, um dos produtos agrícolas de exportação de Taiwan, ao lado da cana-de-açúcar, introduzida pelos holandeses, e da cânfora, cultivada pelos japoneses.
No caso do chá -também cultivado em larga escala na China, na Índia e no Sri Lanka (antigo Ceilão)-, Taiwan deve também seu cultivo à dominação japonesa. Nesse tempo, o chá de Uji foi introduzido, e sua degustação distinguia os ricos e os influentes.
Tradicionalmente exportado, pois a demanda interna teve início há 70 anos, o chá de qualidade é cultivado em Taiwan desde 1860, quando China e Reino Unido firmaram, em Pequim, o tratado de Tientsin, atraindo à ilha de Formosa o mercador inglês John Dodd.
Papéis aduaneiros de 1869 mostram que, do porto de Taiwan, seguiram 120 toneladas desse produto para Nova York.
Hoje, em Taipé, empresas familiares que processam as folhas, caso da Wang's Tea (www.wangtea.com.tw), também recebem visitantes.
Fábrica pitoresca e casa de chá fundada em 1890, a Wang's fica em 26, Lane 64, sec.2, na rua Chung King N. (tel. local 02/2555-9164).
Ali, o proprietário Wang Lien Yuan mostra que as folhas, dependendo do preparo, viram chá preto (100% processado), chá oolong (com processamento de 25%) ou chá verde (natural). A matéria-prima seca ao sol e, depois, é estocada. A técnica, no caso do chá preto, inclui a torragem artesanal das folhas -e tem 300 anos. Em Taiwan, o chá oolong, aromático, é o mais apreciado, mas suas variedades são muitas: esse chá, por exemplo, pode ser misturado a flores secas de jasmim. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: MiniChina: Premiação de filmes começa nos anos 90
Próximo Texto: Com 2,5 mi de habitantes, Taipé une passado e cultura contemporânea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.