São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Sucursal poderá reunir arte de toda a Ásia

Instituição prevê abertura de outro prédio em 2010; apesar do acervo imenso, incentivam-se doações

DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

Em 1965, o governo de Taiwan inaugurou em Taipé o complexo de prédios do Museu Nacional Palácio, chamando novamente a atenção para a querela -hoje relativamente pacífica- sobre a propriedade do seu imenso acervo.
"Cerca de 1.500 obras são mostradas de cada vez", diz a museóloga Ema Chen. Ela deixa escapar que, no futuro, a falta de espaço para exposição de peças deve forçar a inauguração, até 2010, de uma sucursal, com arte de toda a Ásia. O prédio deve ser projetado por um arquiteto canadense, cujo nome é mantido em sigilo.
Sobre o valor de cada objeto, Chen explica que só se sabe estimar preços quando uma peça semelhante é vendida fora do país. "Um vaso de porcelana azul da dinastia Sung, do século 12, um pouco maior que uma xícara, foi recentemente arrematado num leilão de Hong Kong por US$ 4 milhões", diz.
Mas, a julgar pelas filas, a "monalisa" do museu é a escultura de jade em forma de acelga, encimada por um gafanhoto, da dinastia Ching.
As miniaturas também estão presentes em objetos de madeira e marfim, em miniesculturas que recriam insetos, nas caixinhas que guardam joguinhos e garrafinhas de rapé.

Aquisições e evasão
Em Taiwan, o governo restringe a saída de objetos de real valor histórico e, ainda que o Museu Nacional Palácio tenha um acervo incomensurável, há uma política para incentivar doações particulares. Com ela, documentos são incorporados ao patrimônio.
Em 1994, doze sinos cerimoniais usados na festa do chá no norte da China foram comprados pelo museu em Hong Kong por US$ 1 milhão. Eles contêm inscrições que remontam ao período compreendido entre os séculos 8 e 5 a.C. (SILVIO CIOFFI)

Texto Anterior: Palácio guarda a maior coleção de arte e de história chinesas do mundo
Próximo Texto: MiniChina: Culinária da ilha é caldeirão de iguarias locais e de fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.