São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NACIONAL E POPULAR

Arte e jardins conduzem a Brumadinho

A 60 km da capital mineira, o museu Inhotim expõe coleção de peças contemporâneas em sete galerias

DO ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Visitar o centro de arte contemporânea Inhotim, em Brumadinho, é programa para um dia ou uma tarde inteiros. Fica a 60 km de Belo Horizonte, mas o caminho toma pouco mais de uma hora, de carro, porque há um trecho de paralelepípedo e outro, este muito breve, de terra (veja como chegar em www.inhotim.org.br).
As compensações da viagem são muitas. Deitar em uma das nove redes da obra de Hélio Oiticica e Neville D'Almeida para escutar Jimi Hendrix é uma delas. Outra é almoçar no local, uma fazenda com 350 mil m2 com mais de 1.500 espécies de plantas e até mesmo um pavão passeando por ali.
A parte ambiental do museu é uma atração paralela às sete galerias de arte. A ponto de haver visitas guiadas apenas para que alunos a conheçam. Há jardins do paisagista brasileiro Burle Marx (1909-1994). São 35 hectares de jardim, que se tornarão 40 em breve.
Contrastante com o sossego são as fotos perturbadoras de Larry Clark. O espaço é proibido para menores de 18 anos. As fotos, preto e brancas, mostram sexo oral, grupal e afins ao melhor estilo "Kids" (1995) e "Ken Park" (2002), filmes que o artista dirigiu.
Bem mais leve é a obra de Janet Cardi, 40 caixas de som em suportes, dispostas como um coro de vozes que cantou nos 40 anos da rainha Elizabeth I (1533-1603). Cada caixa reproduz uma das 40 vozes.
Pela distância que fica da capital mineira, o centro tem público significativo. No último domingo, quando a Folha esteve lá, cerca de 600 visitantes passaram pelo local. No Carnaval, chegou-se até a 900 pessoas em um dia. (THIAGO MOMM)

Texto Anterior: Nacional e popular: Museu resgata ofícios do passado
Próximo Texto: Após festival, caia na noite da cidade mineira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.