São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De tapas a assados, coma à madrilena

Aproveite e vá a restaurantes tradicionais da capital espanhola, como o Casa Botín, de 1725, e o Bola, de 1870

Petiscos têm até uma sessão especial em guia do jornal "El País", que indica quais são os restaurantes festejados


DA ENVIADA A MADRI

Alquimias de chef à parte, do botequim menos pretensioso ao restaurante mais caro, a comida espanhola tradicional é quase a mesma, com diferentes níveis de sofisticação que são resultado mais da qualidade diferenciada dos ingredientes do que do modo de preparo dos pratos.
Entre as opções gastronômicas de Madri, estão os variados e bastante bons frutos do mar -peixes, mariscos, moluscos e crustáceos-, os leitõezinhos e os cordeiros assados, acompanhados de cebolas, pimentões, tomates, batatas, aspargos, espinafre, muito azeite...
Dá para ficar só nos "tapas", as porções de azeitonas, presunto serrano, "chorizos" (linguiças), queijos de cabra e de ovelha, fatias de pão torrado cobertas pelos petiscos que a imaginação permite. Ou partir para a refeição completa, incluindo as paellas e os "cochinillos" (leitõezinhos). Estes últimos têm pele crocante e um interior tão macio que poderia até ser cortado com a faca de sobremesa.

ANTIGOS E SABOROSOS
Perto da praça Mayor, a Antigua Casa Botín -segundo o "Livro Guinness dos Recordes" o restaurante mais antigo da Europa (1725)- serve leitõezinhos e carneiros assados à perfeição.
O Bola, de 1870, perto do mosteiro da Encarnação, é famoso pelo cozido madrileno, mistura de carnes e verduras semelhante à do português, mas com grão-de-bico. Nos dois lugares, é prudente fazer reserva.
Os tapas, em geral acompanhados de cerveja, são uma tradição tão forte que o guia de programação do jornal "El País" tem uma sessão que enumera indicações das melhores casas por bairro. É preciso apostar na hora da escolha, mas o risco costuma ser pequeno.
Para quem não quer parar de andar, uma opção é levar para viagem um "bocadillo" (sanduíche) dos bares tradicionais ou da rede "Le Pain Quotidien", que trabalha com produtos orgânicos e tem filiais em vários pontos de Madri.
Para um jantar especial, o "Paradis", que fica perto do museu Thyssen, é uma boa escolha. É uma cozinha mediterrânea, enxuta, que pode surpreender com uma salada temperada de tomates tão firmes quanto doces. A posta de peixe, grossa, no ponto exato, derrete na boca.
Nessa hora, o vinho é o melhor acompanhamento. Escolha um espanhol.
(CLAUDIA ANTUNES)


Texto Anterior: Passeio do Prado concentra exposições
Próximo Texto: Vitrines em Madri impressionam por sua beleza e luxo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.