São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voar pelo litoral prolonga guarda de avião no céu

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Já se perguntou por que, num vôo do Brasil à Europa, você vai até o Nordeste, em vez de pegar o oceano já de cara, no litoral do Sudeste? A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) explica.
Há 82 estações de navegação aérea espalhadas por todo o território brasileiro, que monitoram os aviões. Como no oceano não existem essas unidades -com exceção de algumas ilhas-, a aeronave retarda o vôo sobre o mar.
Antes da decolagem no Brasil, o avião recebe, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), uma rota aérea, ou seja, uma espécie de estrada no céu -normalmente o caminho da ida é diferente do da volta. Esse controle evita, por exemplo, que um avião vá de encontro a um outro. Ao se aproximar de um aeroporto, a aeronave é então acompanhada pela torre de controle, até o pouso. (JD)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: África lidera número de acidentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.