São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROTAS IBÉRICAS

Albergues gratuitos de caminhos para Santiago terão taxa

Outra medida será a tentativa de atrair turista para outras vias que não a francesa, a mais massificada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DA GALÍCIA

A partir do ano que vem, a peregrinação a Santiago de Compostela ficará um pouco mais cara. De acordo com o Xacobeo, uma sociedade anônima de capital público dedicada à conservação e a promoção dos caminhos de Santiago, os albergues ligados à Xunta da Galícia, atualmente gratuitos, passarão a cobrar 3 (R$ 7,60).
A medida, diz o diretor de exposições da sociedade anônima, Francisco Singul, vai auxiliar o plano, já em execução, de recuperação dos bens culturais e reforço de infra-estrutura em todos os caminhos na Galícia. O trabalho de promoção das vias, parceria com a Asociación de Cámaras de Comércio de los Caminos Jacobeos, prevê esforços para popularizar caminhos alternativos ao francês.
"Quase todos os brasileiros fazem o caminho francês", diz Singul. "O caminho português poderia ser uma opção interessante, pela língua. O brasileiro poderia começar em um país bem conhecido, Portugal, e depois seguir para Santiago", completa.
De acordo com Singul, o caminho francês está massificado. "Além disso, há a honra que as outras regiões que também são rotas de peregrinação de receber e acolher os peregrinos", afirma.
Para o presidente da associação e da Cámara de Comércio de Santiago de Compostela, Jesus Asorey, o turismo na capital galega terá ainda outro reforço de peso: a Cidade de Cultura da Galícia, projeto em construção que deverá estar parcialmente aberto ao público em 2010, um ano santo -quando o dia do apóstolo Tiago, 25 de julho, cai em um domingo.
Na ocasião, a chamada "porta santa" é aberta aos visitantes, que precisam cumprir alguns requisitos (visitar o túmulo do apóstolo e rezar pelo papa, por exemplo) para receber o perdão total de seus pecados.

Em obras
"A Cidade da Cultura ainda não estará totalmente aberta, mas algumas partes dela já poderão ser visitadas no ano santo. A obra deve estar totalmente concluída somente em 2012", diz Asorey. "O projeto é semelhante ao Guggenheim em Bilbao, um elemento recentemente construído, mas que já é uma referência nacional", completa ele.
A Cidade da Cultura da Galícia (www.cidadedacultura.es), localizada no monte Gaiás, em Santiago de Compostela, é um projeto do arquiteto americano Peter Eisenman, primeiro colocado em um concurso promovido pela Xunta da Galícia realizado em 1999. O conjunto arquitetônico é inspirado na forma da concha de vieira, um dos símbolos dos peregrinos a Santiago de Compostela, e deve abrigar museus, bibliotecas e arquivos. (MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Noite na cidade velha começa cedo e avança pela madrugada
Próximo Texto: Oito vias recebem peregrinos na Galícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.