São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Heroína local tinha fama de bater nos maridos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DA GALÍCIA

Retratada empunhando uma lança em uma estátua no centro da praça que leva seu nome, María Pita é a heroína de La Coruña e símbolo da coragem da mulher galega.
Seu nome era Mayor Fernández de la Câmara y Pita, e ela teve um papel fundamental durante o ataque dos ingleses à cidade. O ano era 1589, e a população resistia atrás dos muros quando o inimigo abre uma grande brecha. María Pita avança contra um alferes inglês e o mata, tomando seu estandarte. Vendo o ato de heroísmo, a população cansada toma novo fôlego e volta ao ataque, causando a fuga dos inimigos.
María Pita casou-se e ficou viúva quatro vezes, tendo quatro filhos. E como não poderia deixar de ser na Galícia, há também a história não-oficial: a heroína leva a fama de ter sido encrenqueira e de ter cultivado o costume de bater em seus maridos. (MDV)


Texto Anterior: Farol romano guarda melhor vista da cidade
Próximo Texto: Maratona à mesa tem itens do mar e do campo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.