São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Excursão revela estrelas e vida do deserto

DA ENVIADA A SAN PEDRO DE ATACAMA

A viagem até os gêiseres de El Tatio, a 95 km de San Pedro de Atacama, leva tempo e exige preparação, mas pode ser muito bem aproveitada também na ida e na volta.
Como o trajeto começa ainda de madrugada, aproveite para observar o céu durante a ida. O deserto de Atacama é um local especial para observação de estrelas, com programas específicos.
Depois de examinar bem os gêiseres, e durante a volta, o que impressiona é a presença ostensiva de vida em uma região tão inóspita. Nas encostas, a vegetação aparece em tufos e não é difícil avistar viscachas, guanacos e vicunhas, animais típicos locais.
Na viagem de volta, lhamas rodeiam áreas com alguma água, onde o gelo se mistura à vegetação rasteira. Outra atração do mundo vegetal são os cactos gigantes -o "cardón grande", que pode atingir 10 m de altura. Com um crescimento vagaroso, alguns deles chegam a registrar centenas de anos.
Algumas excursões a El Tatio incluem uma visita a Machuca, um típico "pueblo" atacamenho de casas de adobe e palha, onde se pode provar os curiosos churrasco de lhama e empanada de queijo de cabra.

SEGURANÇA
Além de todos os preparativos antes da excursão aos gêiseres de El Tatio, o local em si pede bastante cautela ao ser explorado.
É importante seguir os caminhos delimitados pelas pedras, já que o risco de acidente é alto. Segundo Luis Aracena, guia que acompanhou a reportagem, há relatos de acidentes com visitantes e queimaduras todos os anos.
A primeira providência é prestar muita atenção ao chão. Não ande sozinho sem rumo pelos gêiseres, e pergunte ao guia qual os locais mais seguros para caminhar, já que, em algumas partes, o solo é fino sobre trechos com água quente.
Atente também para o gelo, que estranhamente convive com a água quente dos gêiseres no mesmo solo, e pode render um belo escorregão. (MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Visita a gêiseres exige preparação, mas vale sacrifício
Próximo Texto: San Pedro é "quartel-general" de turistas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.