São Paulo, quinta-feira, 02 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dedo inflamado deixa turista no meio da confusão da gripe

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dedo inflamado fez com que a analista de conteúdo Gabriela Sampaio Fergusson, 32, ficasse no meio da corrida por tratamento contra a gripe A (H1N1) em Buenos Aires.
Ela viajou no último dia 20 com o marido sem saber do grande número de casos na capital da Argentina. "Quando a gente chegou, teve de preencher um questionário sobre sintomas", diz. No albergue, não havia nada de diferente. "Vi algumas pessoas de máscara na rua, mas os turistas não pareciam preocupados", conta.
A passagem pela Argentina durante o avanço da doença poderia ter sido mais sossegada, caso o dedo de Gabriela, machucado ainda no Brasil, não tivesse inflamado.

Sinfonia de tosse
"Tive de procurar um hospital, o dedo estava muito inchado", conta. Sem seguro-saúde, foi primeiro a um hospital público. Não conseguiu ser atendida. "A fila no pronto-socorro era enorme, com muitos idosos", conta.
"Uma mulher de máscara chamava as pessoas pelo vidro, tinha uma triagem meio bizarra", diz. Na sala de espera lotada, uma verdadeira sinfonia de tosses e espirros.
Ainda precisando de atendimento, o jeito foi procurar um hospital particular. Ali ela conseguiu ser atendida, mas não escapou de presenciar a corrida de pessoas com suspeita de ter contraído a gripe A.
"Havia uma sala separada para quem tinha os sintomas", conta. Ali, na TV do hospital, viu a notícia de que o governo brasileiro recomendava que viagens para a Argentina e o Chile fossem adiadas.
O restante da viagem correu bem, e Gabriela voltou para o Brasil sem nenhum tipo de sintoma de gripe.
Isso não impediu que a passagem pela Argentina fizesse surgir receios de contaminação. De volta ao emprego, Gabriela foi orientada a passar uma semana trabalhando em casa. "Eu entendo, as pessoas se assustam", conta.
(MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Viagens em alerta: Família vai receber de volta gastos com pacote
Próximo Texto: Perguntas e respostas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.