São Paulo, segunda-feira, 03 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartum de autor europeu é mais sutil

DA ENVIADA ESPECIAL

Se o riso não vier quando você vir algum cartum do salão de Piracicaba, não fique constrangido. Veja a nacionalidade do participante, pois é provável que o desenho seja de um europeu.
O humor da Europa é bem menos escrachado que o do Brasil, e os cartuns, cujos traços são bem cuidados e trabalhados, são reflexivos, políticos ou sociais, chegando a ser melancólicos e tristes.
"Eles [os trabalhos dos europeus" são mais sisudos, já o nosso humor é mais sedutor e escrachado", diz o chargista e cartunista paraibano Fred Ozanan, convidado do Salão Internacional do Piauí, que acontece neste mês.
Pela quarta vez, o vencedor da categoria cartum do Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi o belga Luc Descheemaeker, conhecido por O-Sekoer (pronuncia-se ossecur), que significa "socorro" em francês. Ele ganhou com o cartum em que o bobo da corte estende o tapete para o rei até debaixo d'água. A crítica, segundo ele, é universal, pois vale tanto para o seu país, onde o chefe de Estado é um rei, quanto para o Brasil, cujo líder é o presidente.
Apesar de o salão estar dividido nas categorias charge, cartum, caricatura e quadrinho, é bom não trocar as bolas ao apontar para um cartum e chamá-lo de charge. As piadinhas e críticas baseadas em fatos de conhecimento do público no dia-a-dia são as charges, e os cartuns se referem a questões religiosas, políticas e sociais, sem necessariamente estarem atreladas a uma notícia recente.
O poeta Manoel Monteiro consegue explicar num livro de cordel a diferença. "A piada permanente tem sua voz no cartum. Já a charge marca um instantâneo do presente, pode abater presidente, fazer ruir estrutura, enquanto a caricatura tem seu lado pitoresco acentuando o grotesco da pessoa que figura." (MM)



Texto Anterior: Salvador e Teresina também expõem cartuns do mundo
Próximo Texto: Caruso compara cidade a San Francisco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.