UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinha mexicana resulta da mistura da culinária indígena com ingredientes dos colonizadores espanhóis

Milho reina na forma de tacos e nachos

DO ENVIADO ESPECIAL AO MÉXICO

Forte e ácido. Assim pode ser descrito o tempero mexicano. Nas receitas, doces ou salgadas, o milho é quase onipresente.
A mistura da culinária indígena aos ingredientes dos colonizadores espanhóis, da qual resultou a culinária mexicana, provocou um conjunto de receitas tradicionais exótico e saudável.
De manhã, o mexicano come frutas e tortilha, uma espécie de pão. O almoço consiste de uma sopa (a de lima é uma das melhores) ou um prato quente, que pode ser acompanhado de feijão, chamado "frijoles". Detalhe: ele é servido macerado, numa consistência pastosa.
O jantar é leve, quase sempre há um pão acompanhado de algo como tomales, um tipo de picles com muito tempero.
O milho está presente nos burritos, nos tacos, nas enchiladas, nas fajitas, nas chimichangas, nas quesadilhas e nos nachos.
O Estado de Yucatán deve se orgulhar de servir uma comida mais picante, talvez a mais ardente do México, quiçá do mundo.
Até nos salgadinhos há molhos ardentes, e as batatas chips podem ser apimentadas.

Artesanato
Além da comida, o artesanato mexicano também é temperado pela influência maia.
Na ilha Mulheres ou em Cancún, é fácil encontrar cerâmicas, objetos feitos com pedras da região, cestas e madeira talhada.
Perto dos sítios arqueológicos há sempre lojas vendendo estátuas e objetos fiéis aos simbolismos da civilização asteca.
Como em quase todos os lugares, quem é cara-de-pau o suficiente para pechinchar consegue abaixar os preços propostos. A pechincha, no entanto, funciona mais para produtos industrializados do que artesanais.
(RODRIGO RAINHO)


Texto Anterior: Ruínas apontam raiz da cultura local
Próximo Texto: Piratas ingleses tomaram conta de cidade e ilha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.