São Paulo, quinta-feira, 03 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

48h em Tóquio

Descubra, em uma sugestão de roteiro para o fim de semana, os destaques da capital japonesa; passeios ao ar livre, compras e gastronomia estão entre os pontos altos

ELAINE LIES

DA REUTERS, EM TÓQUIO

Tóquio pode ser resumida como futurista, frustrante e fascinante -uma cidade de contrastes na qual becos estreitos repletos de restaurantes escuros ficam à vista de edifícios extravagantes que serviriam bem como cenário para um filme de Batman.
Ainda que o terremoto de 11 de março tenha abalado a cidade, Tóquio não sofreu grandes danos, e a vida já voltou ao normal. Tire o máximo proveito de uma visita curta à capital japonesa com um roteiro em 48 horas.

18h
Sexta

Jante em Yurakucho, perto do sofisticado bairro comercial de Ginza, sob a ferrovia elevada da linha Yamanoto, que circunda a cidade.
A área sob os trilhos está repleta de restaurantes, oferecendo culinárias variadas, da italiana à tailandesa, passando pela californiana. Mas experimente o Andy's Shin Hinomoto (www.andysfish.com), diante do edifício Yurachuko Denki.
O britânico Andy criou um restaurante que oferece sashimi, frituras, tempura e pratos especiais que mudam a cada dia, em uma sala longa e de janelas arqueadas.
Se o local estiver lotado, opte pelas mesas na calçada e prove a cerveja e espetinhos de carne grelhada.

20h
Ver ou beber

Passeie pelo bairro de Ginza, onde lojas de marcas famosas como a Cartier e grandes lojas de departamento ocupam as ruas largas e iluminadas por néon.
Ou apanhe um táxi para Shinjuku, para um drinque no bar do Park Hyatt Hotel (tokyo.park.hyatt.com), onde Bill Murray conheceu Scarlett Johansson no filme "Encontros e Desencontros".
Para uma visão diferente de Tóquio, o bairro de Shibuya abriga o Womb, um clube noturno imenso conhecido por seu sistema de iluminação a laser e que serviu de locação ao filme "Babel", de Alejandro González Iñárritu (www.womb.co.jp).

4h30
Sábado

Saia cedinho da cama (ou caso tenha virado a noite) e vá aos leilões de atum do mercado de peixes Tsuji.
O mercado só admite, desde maio de 2010, 140 visitantes ao dia. As pessoas que desejam assistir aos leilões precisam formar fila no centro de informação pesqueira na entrada de Kachidoki a partir das 4h30.
Um grupo de 70 pessoas é admitido das 5h às 5h40 e outras 70 podem visitar o mercado das 5h40 às 6h15.
Ainda que o leilão de atuns seja o ponto alto, vaguear pelos corredores que separam as barracas, no restante do mercado, também é divertido. Veja as caixas repletas de enguias ainda se movendo, pilhas de mariscos e grandes pedaços de atum sendo fatiados com serras manuais.

8h
Café da manhã

Faça seu desjejum com sushi em qualquer restaurante do mercado. Ainda que a ideia de comer peixe a essa hora da manhã possa assustar, persevere: o frescor do produto faz com que a experiência valha a pena.

9h
Parque

Pegue a linha Hibiya do metrô para Ueno e o parque Ueno, um espaço que abriga três museus entre suas alamedas ladeadas por cerejeiras: o museu nacional de Tóquio, o museu nacional de Ciência e o museu de Arte Ocidental. Caminhe até o lago de Shinobazu, onde, no verão, florescem nenúfares.
Na primavera, o parque é um dos melhores locais em Tóquio para contemplar cerejeiras. Veja os japoneses, normalmente sisudos, comendo, bebendo e se divertindo, muitas vezes com aparelhos portáteis de karaokê.

13h
Passeio

Vá a Shibamata, uma versão para turista ver dos tradicionais bairros japoneses conhecidos como "shitamachi". Tome a linha Keisei do metrô, na estação Keisei Ueno, e desembarque em Takasago para tomar a linha Kanamachi. Shibamata é conhecido como o "lar" de Tora-san, o muito querido herói de uma série que já chegou aos 48 filmes, sobre um caixeiro viajante.
Caminhe pelas ruas, experimentando doces e salgadinhos tradicionais e visitando alguns dos templos da área.

15h
Barco

Tente um passeio de barco pelo rio Sumida, em direção ao píer de Hinoda.
O barco passa por diversos locais históricos ou de interesse turístico, como o Kokugikan, cenário de lutas de sumô, e sob numerosas pontes. É atração obrigatória em um dia ensolarado.

18h
Gastronomia

Disposto a arriscar? Tente jantar no Torafugu Tei MonzenNaka-cho (r.gnavi.co.jp/fl/en/b267803), no qual o cardápio inclui fugu, o baiacu cujo consumo pode ser fatal caso não seja preparado da maneira correta.
O Torafugu Tei oferece pratos a preços razoáveis, começando por fatias de fugu cru servidas em leque sobre o prato e terminando com um espesso mingau de arroz acompanhado por caldo de fugu. Como bebida, experimente saquê quente com um fugu ligeiramente grelhado para acrescentar sabor.

10h
Domingo

Faça seu café da manhã no Roti's, um restaurante em estilo californiano em Roppongi. O cardápio inclui ovos benedict e panquecas de mirtilo por preços razoáveis e em porções consideradas generosas para os padrões de Tóquio (www.roti.jp).

12h
Museu

O complexo futurista nas colinas de Roppongi fica bem perto do restaurante. Confira o Museu de Arte Mori, no topo do edifício Mori, de 54 andares (www.mori.art.museum/eng/).

14h
Eletrônicos

Tome a linha Hibiya do metrô para Akibahara, a meca dos eletrônicos em Tóquio. Nas travessas das ruas principais ficam lojas menores que atendem aos otaku, os nerds japoneses cujas vidas giram em torno de computadores e quadrinhos.
Também há elementos menos usuais, tais como cafés nos quais as mulheres se vestem como personagens de mangá (www.angelfire.com/id/croon/japan/akihabaramaids3.html).

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Sólida, Berlim se reinventa e dribla crise
Próximo Texto: Passe o fim de ano nas praias brasileiras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.