São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001

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METRÓPOLE REVIGORADA

Hotéis tradicionais, como o The Biltmore, têm diárias derrubadas; ofertas pipocam na região

Cidade abaixa os preços para aquecer turismo

DO ENVIADO ESPECIAL A MIAMI

Em Miami, depois de 11 de setembro, até o sol está em oferta.
Hotéis tradicionais, como o The Biltmore (www.biltmorehotel.com; tels. locais 305/445-1926 e 913-3100), que fica em Coral Gables e é um palácio entre o mediterrâneo, o renascentista e o mourisco erguido em 1926, existem diárias -sujeitas à disponibilidade- de US$ 99 (cerca de quatro vezes menos do que a tarifa normal). Cercado por um campo de golfe e dono da maior piscina com estátuas dos EUA, o hotel Biltmore tem torre inspirada na Giralda, de Sevilha, encontrando paralelo arquitetônico na Torre da Liberdade, que fica em "downtown", quase em frente ao shopping Bayside -e foi também edificada na década de 20.
Outro hotel de luxo cujo preço despencou na mesma proporção é o Mandarin (www.mandarinoriental.com; tel. local 305/913-8288), que, na ilha de Brickell Key, hoje tem tarifas a US$ 159.
Nas companhias aéreas que ligam o Brasil a Miami -as norte-americanas United e American e as brasileiras Varig e TAM- o clima também é de promoção.
Nas duas primeiras (veja preços na arte abaixo), o passageiro pode obter milhagem em dobro até meados deste mês, desde que informe a empresa aérea antecipadamente. Na United (tel. 0/xx/11/ 3145-4200; www.united.com.br), o pagamento pode ser parcelado em dez vezes sem juros. Já os bilhetes de classe executiva dão direito a uma diária grátis em hotel cinco estrelas e/ou a uma diária de locação de carro. Quem viaja pela American (tel. 0/xx/11/3214-4000; www.aa.com), além de milhagem em dobro, pode obter vantagens alugando carro na Hertz.

Mundo em liquidação
Na região de "downtown", onde antes haviam duas dezenas de lojas de e para brasileiros, a decadência se instalou há alguns anos, mas as lojas remanescentes também remarcaram preços. Antiga meca dos eletro-eletônicos num tempo em que o real valia um dólar, Miami mudou na medida em que o mundo mudou.
Mas, se hoje quase ninguém vai a Miami adquirir aparelho de fax ou um CD player, muitos se rendem à diversidade dos megashoppings, como o Aventura Mall (www.shopaventuramall.com), a complexos de compras e diversão, como o Bayside (www.baysi demarketplace.com), e ao Cocowalk (www.cocowalk.com).
Para os produtos de grife, o comércio de SoBe ensaia liquidações pontuais em diversas lojas da região do distrito de art déco, em torno das avenidas Collins, Washington e Ocean Drive.
Lojas de departamento como a Bloomingdale's, com filiais no Aventura Mall (19.555 Biscayne Boulevard) e no The Falls Shopping Center (8.778 SW 136th Street), também têm ofertas em cartaz. (SC)


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