São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001 |
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"Latino-americanos seguem vindo em número significativo"
DO ENVIADO ESPECIAL
TURISMO - "Dois milhões de dólares foi tudo o que recebemos do
governo federal dos EUA para fomentar o turismo depois dos
atentados. Nos hotéis, a ocupação
anda na casa dos 30% -número
que corresponde à metade do que
tínhamos na mesma época do ano
passado. Hoje, aproximadamente
250 mil pessoas trabalham com
turismo no condado de Miami-Dade, ou seja, um em cada quatro
habitantes tem emprego no setor,
já que a população economicamente ativa é de cerca de 1 milhão
de pessoas. Estimamos que, na
área de turismo, 20 mil pessoas
perderam o emprego depois de 11
de setembro, sobretudo na área
de recreação. Para reverter isso,
estamos investindo como nunca
em segurança e, no lado da indústria, há descontos em hotéis e nas
empresas aéreas e de navegação." IMPACTO - "O problema mais
grave que enfrentamos desde 11
de setembro foi a segurança e, naturalmente, a indústria do turismo sentiu muito o impacto. Mas,
curiosamente, os turistas norte-americanos foram os que mais
deixaram de visitar Miami. Os turistas latino-americanos seguem
vindo em número significativo.
Mesmo assim, 10 milhões de pessoas devem dormir pelo menos
uma noite em um quarto de hotel
aqui no Condado neste ano. Também é preciso lembrar que o período forte de turismo começa
agora, depois do Dia de Ação de
Graças [22 de novembro"." ECONOMIA - "Nos dias que se seguiram aos atos terroristas, deixamos de receber US$ 22 milhões
por dia no setor de turismo e, agora, os ingressos são de cerca de
US$ 12 milhões diários a menos
que no ano 2000. Vale lembrar
que a indústria do turismo gira
entre US$ 13 bilhões e US$ 15 bilhões por ano na região. SEGURANÇA - "Temos hoje uma
preocupação com a segurança
nunca antes vista. A Guarda Nacional está patrulhando o aeroporto, revistamos os passageiros
com mais precisão nos aviões e,
também, nos navios de cruzeiros.
Com relação à entrada de empregados, os cuidados são agora
maiores. Nas companhias aéreas,
as medidas de segurança foram
igualmente reforçadas." CAMPANHA - "Estamos participando da campanha oficial "O
que te deixa contente?/What makes you happy?" (www.WhatMa
kesYouHappy.com), lançada pelo Greater Miami Convention &
Visitors Bureau (GMCVB). No estão listadas promoções, atividades e eventos especiais que podem ser desfrutados pelos turistas
que vêm a Miami. Ainda no aeroporto, onde trabalham 40 mil pessoas, a segurança foi ampliada." |
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