São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

METRÓPOLE REVIGORADA

Centros de excelência oferecem check-up de rotina a US$ 795 e hotéis próximos para acompanhantes

Além de turismo, cidade cultiva saúde

JULIO ABRAMCZYK
ENVIADO ESPECIAL A MIAMI

A Miami duramente atingida pelos eventos de setembro retorna rapidamente à sua vocação básica: o turismo. Tanto o internacional quanto o interno têm, atualmente, preços convidativos.
A cidade também desenvolve o turismo de saúde. No passeio ou na viagem a trabalho, o turista ou o executivo podem aproveitar o tempo ocioso para se submeter a um rápido check-up.
E Gabriel Riera, um apressado relações-públicas de Miami, esclarece: não houve redução no número de pacientes graves estrangeiros solicitando assistência médica nos hospitais da cidade.
Reunidos sob a sigla Saúde Miami, os oito principais hospitais da cidade trabalham em cooperação no atendimento médico de doentes do exterior. Em seus centros de excelência, com cerca de 10 mil médicos das mais diferentes especialidades, cerca de 30 mil pacientes do exterior foram atendidos em 1999; no ano passado, 50 mil eram procedentes da América do Sul e do Caribe.
O sistema Saúde Miami é uma organização sem fins lucrativos, patrocinada pelo Condado de Miami. É integrado por oito hospitais: Aventura Hospital and Medical Center, Baptist Hospital of Miami, Cedars Medical Center, Mercy Hospital, Miami Children's Hospital, Mount Sinai Medical Center and Miami Heart Institute, South Miami Hospital e o Jackson Memorial Medical Center, da Universidade de Miami.
Com um sistema de atendimento na língua nativa do estrangeiro, todos os hospitais cobram taxa fixa de US$ 795 para os exames de rotina do check-up (exame físico, exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X de tórax). A partir dessa consulta, exames adicionais complementares, se necessários, são feitos.
O sistema Saúde Miami atende ainda doentes em busca de uma segunda opinião médica. São pacientes que precisam se submeter a operações graves ou tratamentos extremamente agressivos, como os da área da oncologia.

Hotéis próximos
Para os acompanhantes dos doentes são oferecidas algumas facilidades. Alguns hospitais dispõem de hotéis em suas proximidades ou mesmo dentro de suas instalações. O Cedars Medical Center, por exemplo, oferece o pequeno Cedars Inn, ao lado do hospital; o The Lodgings é um anexo do Baptist Hospital.
Os hospitais do Saúde Miami (www.saudemiami.com, tel. para informações: 00/xx/1/305/579-1357) constam da lista dos cem melhores dos Estados Unidos, dispondo de todas as especialidades para o atendimento de adultos e crianças.
O hospital infantil Miami Children's Hospital possui ainda um centro para atendimento especializado do trauma pediátrico e um centro de reabilitação para os diferentes déficits que atingem as crianças.


Julio Abramczyk, redator-médico da Folha, viajou a convite da Saúde Miami e da companhia aérea TAM


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Hospital reproduz cenários do cotidiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.