São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antiga, Província tem pegadas de dinossauros

DO ENVIADO ESPECIAL

Antes da chegada dos espanhóis na região, em 1500, Salta registrava muita história. A Província, que há milhões de anos já foi mar, conserva fósseis marinhos de quase 500 milhões de anos.
Estudos recentes comprovam que as rochas mais antigas de Salta datam de 717 milhões de anos. Os dinossauros deixaram suas pegadas em várias partes do território, onde viveram há aproximadamente 65 milhões de anos.
Mil anos antes de Cristo, habitavam essas terras agricultores que trabalhavam com artesanato e domesticação de animais.
No final de 1400, a região de Salta sofreu influência do poderoso Império Inca e, depois, dos espanhóis. Foi quando Hernando de Lerma, um espanhol de Sevilha, elegeu o vale de Salta como local para fundar a cidade homônima, em abril de 1582. O nome vem do termo aimara "sagta", que significa "a muito linda".

Devoção
As igrejas são símbolos da forte presença religiosa que foi se consolidando com o passar do tempo. Um exemplo é a catedral Basílica, na Calle España, em frente à praça 9 de Julio. Ela começou a ser construída em 1858 e sua obra foi concluída 24 anos depois.
Em ambos os lados do Altar Maior, estão as imagens dos padroeiros de Salta, o Senhor e a Virgem do Milagre. Foi declarada monumento histórico em 1941.
Outro exemplo é a igreja de San Francisco, cuja torre, de 57 metros, é uma das mais altas das Américas. (SL)


Texto Anterior: Salta oferece cardápio de esportes de aventura
Próximo Texto: Tucumán registrou Independência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.