São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA INSÓLITA

Música folclórica e pratos típicos completam roteiro

Salta oferece cardápio de esportes de aventura

DO ENVIADO ESPECIAL À ARGENTINA

Os 155,5 mil quilômetros quadrados da Província de Salta são um convite a aventuras por vales, quebradas e desertos, com diversos desafios a serem descobertos. Desde o sul, passando pelo norte e pelo oeste da Província, o turista pode praticar qualquer tipo de esporte pouco convencional com muita adrenalina.
O rafting, por exemplo, é praticado no cânion do rio Juramento. Já o bungee jump e a tirolesa são realizados no imenso dique Cabra Corral, além de escaladas em picos de até 6.700 metros de altitude, excursões em veículos 4x4, moutain bike, cavalgadas, trekking e caminhadas.
Os vales Calchaquies formam um dos atrativos com maior potencial turístico de Salta, onde a natureza, costumes típicos e história se concentram nos 530 quilômetros quadrados que abrangem esse território. Pela rota 68, os povoados de Cerrilos, La Merced e El Carril abrem espaço ao sinuoso caminho da imponente costa do Obispo e depois ao Parque Nacional Los Cardones, uma área de clima seco e árido e representativa dos principais biomas andinos do noroeste argentino.
O visitante pode caminhar pelo chão formado por pedregulhos no povoado de Cache, de casas baixas feitas de barro e palha; passear por Molinos, visitar a igreja, os velhos casarões espanhóis e as dunas de Cafayate.
A noite em Salta é intensa e vibrante, e por suas ruas ouve-se música folclórica, latina, tango, jazz, pop e rock. Um dos principais atributos de Salta é sem dúvida a grande variedade de músicas folclóricas cantadas por conjuntos locais famosos na região.

Culinária
Quando o assunto é cozinha regional, destacam-se as rosquinhas com massas secas e doces, banhadas em merengue branco, vendidas especialmente em barraquinhas de rua e durante as festas tradicionais, sem esquecer as famosas empanadas Saltenas, o locro (ensopado preparado com feijão branco e milho, abóbora, carne de porco e de vaca), assados (churrasco) e humita (prato à base de milho).
Para beber, há o fernet, uma bebida aperitivo feita com ervas naturais, típica da Argentina. A preferência nacional, no entanto, ainda é o vinho produzido em diversas cidades localizadas nos vales Calchaquies (Cachi, Molinos, Colome, Angastaco, San Carlos, Animana, Cafayate e Tolombon).
(SIDINEI LOPES)


Texto Anterior: Argentina insólita: Vales preservam tesouros históricos em Tucumán e Salta
Próximo Texto: Antiga, Província tem pegadas de dinossauros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.