São Paulo, quinta-feira, 03 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rua Mucugê concentra lojas, bares e restaurantes de Arraial

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE ARRAIAL D'AJUDA

Não se deixe enganar pela tranquilidade da praça central de Arraial d'Ajuda. Embora menos agitada que Porto Seguro, a região tem uma acesa vida noturna concentrada, a quarteirões dali, na rua Mucugê.
A rua é ladeada por bares, restaurantes, lojas de roupas (de marcas como Lenny e Lacoste) e artesanato. Deixe o carro ou desça do táxi ou da van na altura da praça São Brás e vá em direção à entrada da rua - há uma placa que indica: "Mucugê, a rua mais charmosa do Brasil". Não tem como errar.
Às primeiras passadas, o visitante pode ter a impressão de que está em uma "rua das Pedras" (famosa em Búzios) do Nordeste. Mas são muitas as diferenças. A começar pelo modelo dos bares, que ali colocam mesas e cadeiras na calçada.
Não deixe de passar pelo beco das Cores, viela que reúne lojas charmosas, bares e restaurantes. Ali, o som rola solto e o esquema é muito democrático. Dá para pegar uma pizza e comer no restaurante do lado.
A pluralidade gastronômica é outra marca da rua. As opções vão desde comida japonesa e tailandesa até, claro, a baiana.
Uma boa opção para quem quer pegar leve é o combinado de salmão, atum e peixe branco, por R$ 32, no Sushi do Beco.
Os apaixonados por carne podem ir ao grill e "xoperia" do Xaxá. Além de experimentar a picanha, peça o risoto de brócolis com lula e polvo (R$ 79, serve quatro pessoas).
Puxe papo com o carioca Xaxá, que tem histórias impagáveis dos primórdios de Arraial. Ele conta que na década de 70 os moradores diziam que uma espécie de energia cósmica positiva do "paralelo 17" unia Arraial e Machu Picchu. E que, por isso, esses lugares seriam tão especiais. Mas não é preciso nenhuma explicação mística para entender o sucesso do local. A rua Mucugê oferece uma estrutura rara na região.
(ANA SOUSA)


Texto Anterior: Windsurfe e passeios de caiaque levam à Pitinga
Próximo Texto: Fabio Feldmann quer tombamento e turismo sustentável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.