São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renovada, Berlim se cerca de obras pós-modernas

DO ENVIADO ESPECIAL À EUROPA

Berlim emergiu do fim da Guerra Fria e alcançou a maioridade -em 2010, no dia 9 de novembro, o muro terá sido derrubado há 21 anos- cercado de histórias e de obras pós-modernas por todos os lados.
Metrópole onde vivem 4,5 milhões de pessoas, a capital da Alemanha (www.visitealemanha.com; www.informationberlin.de e www.visitberlin.de) reunificada revitalizou locais como a praça Potsdamer, criou museus e prédios, caso do Sony Center, onde há lojas, restaurantes, mostras dedicadas à TV e ao cinema, além de ter um auditório Imax.
Comece a visita pelo pelo portão de Brandenburgo (1795), visite o Parlamento/ Reichstag, cuja nova cúpula foi projetada pelo arquiteto Norman Foster. E, se você não chegou a Berlim de trem, admire a estação ferroviária mais contemporânea da Europa e, ali perto, almoce na cafeteria do novo hotel Marriott (www.berlinmarriott.de).
Para realmente entender a queda do muro edificado em 1961, não deixe de ir ao museu Mauer, no Checkpoint Charlie (www.mauermuseum.de).
Mas, se o tempo for exíguo, vá direto ao museu Pergamon, que tem antiguidades gregas, romanas, islâmicas e expõe até o portão do mercado de Mileto, cidade romana na Ásia Menor cuja cultura floresceu por volta do ano 120. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: "Sushi é caro", diz chef estrelado da capital belga
Próximo Texto: Parte aérea e hospedagem em Berlim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.