São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu Pushkin faz retrospectiva de Picasso com obras de museu de Paris

DA REDAÇÃO

Trabalhos do pintor Pablo Picasso (1881-1973) foram reunidos em uma retrospectiva das obras do artista espanhol no museu Pushkin Fine Arts, em Moscou (a versão em inglês do site do museu pode ser vista no endereço www.museum.ru/gmii/defengl.htm).
As obras, na sua maior parte, foram emprestadas da coleção do Museu Picasso, em Paris (www.musee-picasso.fr).

Dedicado a Pushkin
O Museu Pushkin foi aberto em 1912 na capital russa. Originalmente, o museu tinha o nome do imperador Alexandre 3º e era subordinado à Universidade de Moscou até 1923, quando se tornou instituição independente. Em 1937 recebeu o nome de Alexander Pushkin, em alusão ao poeta russo.
Na coleção, há trabalhos de mestres do Renascimento italiano, como Sassetta, Perugino, Botticelli, Bronzino e Veronese. Entre suas obras-primas, destacam-se ainda óleos do alemão Lucas Cranach, o Velho.
Mesmo antes da retrospectiva de Picasso, a instituição já abrigava obras dele, assim como trabalhos de outras vanguardas do século 20. Alguns exemplos são as telas de Monet, Renoir, Degas, Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Matisse.


Texto Anterior: Novas dos museus: Museu Chopin guarda seu último piano
Próximo Texto: Mostra reúne, até junho, 24 óleos de Caravaggio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.