São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2011

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Turismo pôs Orlando no mapa-múndi

Na Flórida Central, região dos megaparques temáticos tem 500 hotéis e recebe hoje 50 milhões de visitantes/ano

Empreendedores como Walt Disney construíram um destino mundial de lazer em terrenos pantanosos


SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

A Flórida foi feita para o turismo. Feita mesmo: em seu território, comprado da Espanha pelos EUA em 1821, áreas pantanosas foram dragadas, e areia foi colocada nas costas, formando praias. Numa paisagem originalmente cercada por lagoas infestadas por répteis e mosquitos, Orlando, na parte central da Flórida, remonta à fundação do forte Galin (1838), usado pelo Exército no combate aos índios seminoles.
O correio chegou em 1850, mas Orlando virou município só em 1875. No intervalo, a Guerra de Secessão (1860-1865), vencida pelo norte industrializado, arruinou a economia da Flórida, baseada na pecuária e na citricultura.
E foi no final do século 19 que empreendedores transformaram o território do "Sunny State" em destino de lazer, levando para lá estradas de ferro, canais, barcos a vapor e até hotéis e resorts.
Henry Flager, cujo nome se liga à companhia petrolífera Standart Oil (com John D. Rockefeller), foi o pioneiro construtor da infraestrutura local. O primeiro empreendimento turístico de Flager, o Ponce de Léon Hotel, de 540 quartos, abriu em 1888.
Era parte do plano que criou a Riviera Americana, assim como a ferrovia Florida East Coast Railway, que, com pontes metálicas, conectava o Estado de norte a sul indo às Keys, colar de ilhas ao sul da península.
A guerra Hispano-Americana, em 1898, ajudou colocar a economia da Flórida nos trilhos, trazendo tropas e investimentos estratégicos.

ORLANDO NO MAPA
Já Orlando entrou no mapa-múndi do turismo quando Walt Disney (1901-1966) decidiu construir o Magic Kingdom/Walt Disney World, aberto em 1971, e o Epcot Center, de 1982. Depois vieram megaparques como SeaWorld, de 1975; MGM Studios, em 1989; Universal Studios, em 1990; Discovery Cove em 2000; e Legoland, que abrirá em outubro de 2011, todos em permanente atualização.
Hoje a Grande Orlando tem 2 milhões de habitantes, 500 hotéis, gera 230 mil empregos diretos com o turismo e recebe 50 milhões de visitantes/ano. Nada mal para um lugar feito para relaxar.


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