São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANET@ LETRA

Veja como os portais de grandes jornais apresentam o turismo

Comparação traz os principais sites de veículos de língua inglesa

DE SÃO PAULO

Como os grandes jornais de língua inglesa abordam o turismo em seus sites? A coluna Planet@ Letra comparou pontos distintos para descobrir quais as semelhanças e diferenças desses sites, em uma série que vai abordar publicações em outras línguas nas próximas semanas.
Os leitores dos sites dos jornais "The Guardian", "The Independent" (Reino Unido), "Chicago Tribune", "Los Angeles Times" e "The New York Times" (EUA) contam com uma ferramenta em comum: um banco de destinos, que agrupa as notícias publicadas sobre cada um deles.
Alguns incluem nos arquivos viagens separadas por temas (mochileiros, família etc). Os do "New York Times" são bem detalhados, com mapas e informações dos guias Frommer's.
Na parte de serviços, os sites diferem um tanto. O "Guardian" traz conversor de moedas e mapas interativos de algumas cidades, além de um guia interativo do Reino Unido. O "Chicago Tribune" tem um link para acompanhamento da situação de diversos voos, que redireciona o leitor para o site Flightstats.
O "Independent" inclui um acompanhamento das condições de neve em estações de esqui variadas.
O "LA Times" possui um calendário de eventos, dedicado basicamente à Califórnia, com um mapa de localização acompanhando cada uma das dicas. Já o "NYT" aposta na parceria com a Frommer's para um calendário global de eventos (os links direcionam o leitor para a página da série de guias).
A interatividade dos sites varia bastante conforme o veículo. O "Guardian" engloba a comunidade "Been There", em uma página separada, na qual os leitores dividem suas experiências e dão dicas sobre viagens.
O "LA Times" tem espaço para dicas e fotos enviadas pelos internautas. O "New York Times" agrupa as dicas dos leitores com os guias de países e cidades.
O "Independent" apenas permite comentários em suas reportagens. O "Chicago Tribune" também fica na lanterna na questão da interatividade, oferecendo alguns testes de conhecimento relacionados a viagens.
Outro quesito que varia bastante de um site para outro é a venda de pacotes e produtos relacionados ao turismo, como passagens e diárias. Vão desde o comércio endossado pelo veículo, como no caso do "Guardian", a links discretos em outras páginas dos sites.


Texto Anterior: Turismo pôs Orlando no mapa-múndi
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.