São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DELÍRIO DE PEDRO

Ilha virou museu a céu aberto na década de 60

De aparência fantasiosa, conjunto arquitetônico de Kiji parece saído do filme "O Senhor dos Anéis"

DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO PETESBURGO

A silhueta das catedrais aparece como uma miragem na vastidão da paisagem do lago Onega. Como que saído de um filme como "O Senhor dos Anéis", o conjunto arquitetônico em madeira da remota ilha de Kiji (pronuncia-se "quíji") parece fantasia.
A principal construção do conjunto é a espetacular igreja da Transfiguração, de 1714, com seus 37 metros e suas 22 cúpulas em forma de cebola, senhora absoluta dos cartões-postais de região.
A ilha toda foi convertida no museu a céu aberto de história, arquitetura e etnografia pelo governo soviético em 1966. Aproveitando riqueza arquitetônica do local, outras construções em madeira da região da Carélia foram transportadas pelos estudiosos até Kiji.
O local concentra 83 edifícios, entre igrejas, casas, capelas, moinhos e armazéns, que recriam a vida camponesa da região. Entre eles, a minúscula igreja de são Lázaro, a mais antiga igreja em madeira da Rússia, do século 14.

Cruzeiros
Apesar de a ilha de Kiji ser considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, algumas de suas construções carecem urgentemente de restauração.
A própria igreja da Transfiguração é sustentada por uma armação de metal, e seu interior não está aberto à visitação.
Para chegar a Kiji, é preciso tomar o trem que sai de São Petersburgo à noite e chega pela manhã à Petrozavodsk, capital da Carélia. De lá um barco faz o transporte até a ilha.
A alternativa é fazer um cruzeiro de quatro dias pela região do lago Onega, visitando ainda o arquipélago de Valaam e seus monastérios dos séculos 17 e 18. Os navios que fazem o cruzeiro até Moscou pelos lagos, canais e rios do interior da Rússia também param em Kiji.
(TUCA VIEIRA)


Texto Anterior: Delírio de Pedro: Hiperbólico, acervo pede tour de 11 anos
Próximo Texto: Delírio de Pedro: Impressionismo francês é destaque de grandes coleções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.