|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
BOLSO DE VIAJANTE
Ônibus e vans levam passageiro até hotéis por preços mais competitivos que as tarifas dos táxis
Europa passa por ampliação de serviços de transfer
DA REUTERS
As opções para chegar e sair dos
aeroportos internacionais no
mundo estão se ampliando
-uma boa notícia num momento em que tanto a rapidez quanto
o custo envolvendo uma viagem
são cada vez mais levados em
consideração pelos turistas de lazer ou de negócios.
A Austrian Airlines e o Aeroporto Internacional de Viena, por
exemplo, inauguraram recentemente um trem de alta velocidade, que parte do aeroporto e segue
até o centro de Viena, numa viagem de 16 minutos de duração e
que custa 9 (R$ 33). O tíquete de
ida e volta tem um desconto e sai
por 15 (R$ 55).
Segundo os operadores, a corrida leva metade do tempo de uma
viagem de táxi ou de ônibus.
Ron Salk, autor do "Airport
Transit Guide" (guia de trânsito
de aeroporto), um guia para pessoas que viajam com freqüência
que lista as tarifas de táxi, de ônibus de aeroportos, de serviços de
van e de limusines, de aluguéis de
carro e conexões entre aeroportos, diz ter detectado um número
de tendências pequenas, mas significativas, que estão reunidas na
23ª edição do livro de bolso que
cobre mais de 450 aeroportos.
"Na Europa, nós estamos vendo
mais serviços de ônibus "shuttle"
de porta a porta, semelhantes aos
que temos nos Estados Unidos",
diz durante entrevista em seu escritório na Califórnia.
"Uma meia dúzia de cidades
que não os tinha antes faz o serviço agora. São muito competitivos
e mais baratos do que apanhar
um táxi."
Os serviços de "shuttle" se referem a ônibus e vans que levam
passageiros diretamente para os
hotéis ou para destinos centrais
nas grandes cidades. As opções de
"shuttle" aumentaram em Paris,
diz ele, e os serviços foram adicionados em Atenas e Roma.
Salk também detectou uma movimentação maior entre conexões
de trem para aeroportos nos
EUA. "San Francisco fez isso no
ano passado", diz. Minneapolis,
por exemplo, deve estender seu
novo sistema ferroviário, conectando-o até o aeroporto em 2005.
O Aeroporto Internacional de
Nova York, o JFK, tem o serviço
AirTrain JFK até Manhattan via
metrô Brooklyn ou Queens (US$
5 mais US$ 2 pela tarifa do metrô)
e para as chegadas no aeroporto
de Newark, a linha AirTrain Newark faz a ligação até a estação
nova-iorquina Penn Station, por
US$ 12. Essas conexões de trem
são quase sempre uma barganha.
Uma viagem de ida ou de volta
do Aeroporto Internacional de
O'Hare ou do aeroporto Midway,
em Chicago, para o centro custa
US$ 1,75, com horários de saída a
cada 50 e 30 minutos respectivamente. Para ter uma idéia, uma
corrida de táxi pode custar até
US$ 35 de O'Hare e até US$ 25 do
aeroporto Midway.
Os serviços de "shuttle" geralmente saem por metade do preço
do táxi. Informações sobre o guia:
http://airporttransitguide.com.
Texto Anterior: Diferença de preço pode ser de 4.400% Próximo Texto: Itália: Vista de quarto adentra famosa "sala de visitas" milanesa Índice
|