São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLSO DE VIAJANTE

Ônibus e vans levam passageiro até hotéis por preços mais competitivos que as tarifas dos táxis

Europa passa por ampliação de serviços de transfer

DA REUTERS

As opções para chegar e sair dos aeroportos internacionais no mundo estão se ampliando -uma boa notícia num momento em que tanto a rapidez quanto o custo envolvendo uma viagem são cada vez mais levados em consideração pelos turistas de lazer ou de negócios.
A Austrian Airlines e o Aeroporto Internacional de Viena, por exemplo, inauguraram recentemente um trem de alta velocidade, que parte do aeroporto e segue até o centro de Viena, numa viagem de 16 minutos de duração e que custa 9 (R$ 33). O tíquete de ida e volta tem um desconto e sai por 15 (R$ 55).
Segundo os operadores, a corrida leva metade do tempo de uma viagem de táxi ou de ônibus.
Ron Salk, autor do "Airport Transit Guide" (guia de trânsito de aeroporto), um guia para pessoas que viajam com freqüência que lista as tarifas de táxi, de ônibus de aeroportos, de serviços de van e de limusines, de aluguéis de carro e conexões entre aeroportos, diz ter detectado um número de tendências pequenas, mas significativas, que estão reunidas na 23ª edição do livro de bolso que cobre mais de 450 aeroportos.
"Na Europa, nós estamos vendo mais serviços de ônibus "shuttle" de porta a porta, semelhantes aos que temos nos Estados Unidos", diz durante entrevista em seu escritório na Califórnia.
"Uma meia dúzia de cidades que não os tinha antes faz o serviço agora. São muito competitivos e mais baratos do que apanhar um táxi."
Os serviços de "shuttle" se referem a ônibus e vans que levam passageiros diretamente para os hotéis ou para destinos centrais nas grandes cidades. As opções de "shuttle" aumentaram em Paris, diz ele, e os serviços foram adicionados em Atenas e Roma.
Salk também detectou uma movimentação maior entre conexões de trem para aeroportos nos EUA. "San Francisco fez isso no ano passado", diz. Minneapolis, por exemplo, deve estender seu novo sistema ferroviário, conectando-o até o aeroporto em 2005.
O Aeroporto Internacional de Nova York, o JFK, tem o serviço AirTrain JFK até Manhattan via metrô Brooklyn ou Queens (US$ 5 mais US$ 2 pela tarifa do metrô) e para as chegadas no aeroporto de Newark, a linha AirTrain Newark faz a ligação até a estação nova-iorquina Penn Station, por US$ 12. Essas conexões de trem são quase sempre uma barganha.
Uma viagem de ida ou de volta do Aeroporto Internacional de O'Hare ou do aeroporto Midway, em Chicago, para o centro custa US$ 1,75, com horários de saída a cada 50 e 30 minutos respectivamente. Para ter uma idéia, uma corrida de táxi pode custar até US$ 35 de O'Hare e até US$ 25 do aeroporto Midway.
Os serviços de "shuttle" geralmente saem por metade do preço do táxi. Informações sobre o guia: http://airporttransitguide.com.


Texto Anterior: Diferença de preço pode ser de 4.400%
Próximo Texto: Itália: Vista de quarto adentra famosa "sala de visitas" milanesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.