São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÍNDIA

Atividade, considerada cruel, foi banida em 1972

Organização busca salvar 50 ursos treinados para dançar para turistas

DA REDAÇÃO

Membros da organização de caridade Resgate Internacional de Animais (IAR, na sigla em inglês) de East Sussex, no Reino Unido, viajam hoje para a Índia para resgatar cerca de 50 ursos "dançarinos", usados para entreter os turistas. A IAR estima que existam cerca de 1.200 ursos treinados de maneira cruel para aprender a dançar na Índia.
O grupo recebeu autorização do governo indiano para resgatar esses ursos, conhecidos por fazer sua performance perto do Taj Mahal, em Agra, e deve levá-los para um santuário na mesma cidade, dirigido pela organização Wildlife SOS.
Os ursos considerados preguiçosos quando filhotes são separados, ainda pequenos, de suas mães. Os dentes e as garras são removidos e é inserida uma corda por um dos buracos do nariz.
Segundo Alan Knight, porta-voz da IAR, a dança dos ursos na Índia nunca foi tratada de outra forma que não fosse a força bruta. "Uma corda dura esfrega incessantemente contra um ferida aberta. Ele cresce com suas pernas traseiras sendo puxadas por uma corda, então, quando ele parece estar dançando, ele está realmente se contorcendo em agonia."
Segundo a IAR, o parlamento indiano aboliu a dança dos ursos em 1972. Desde então, já foram resgatados mais de 60 animais.


Com agências internacionais


Texto Anterior: África do Sul: Parque sul-africano revela antigo reinado
Próximo Texto: Itália: Cidade quer driblar a "acqua alta" instalando barreiras móveis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.