São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUSEU

Thyssen terá grupo alemão

Madri exibirá mostra expressionista em 2005

DA FRANCE PRESSE

Uma ampla mostra do grupo Die Brücke (A Ponte), que surgiu na Alemanha em 1905, será inaugurada em comemoração a seu centenário no museu madrileno Thyssen-Bornemisza, segundo anunciou o museu Brücke, em Berlim, na semana passada.
A exibição incluirá uma seleção de obras expressionistas dos fundadores do grupo em Dresden (leste da Alemanha), como Ernst Ludwig Kirchner, Erich Heckel e Karl Schmidt-Rottluff, além de Otto Mueller e Emil Nolde.
O museu Brücke inaugurou na sexta-feira passada uma exposição de obras pictóricas de Erich Heckel produzidas da década de 1920, após a desintegração do grupo. A comunidade de artistas do Die Brücke se mudou em 1911 para Berlim, onde se dissolveu após algumas desavenças entre seus integrantes em 1913. O grupo, porém, deixou um legado de obras que até hoje exerce fascínio sobre o público.
O museu Thyssen-Bornemisza (www.museothyssen.org) inaugurará a mostra do Die Brücke em meados de janeiro de 2005.


Texto Anterior: Itália: Cidade quer driblar a "acqua alta" instalando barreiras móveis
Próximo Texto: Europa: Templo na Suécia visa atrair budista europeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.