São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Índice

Pulo para santo é devoção popular

Soldado romano, são Longuinho espetou Jesus após a crucificação; sangue jorrado o curou de enfermidade

DA ENVIADA ESPECIAL A GUARAREMA (SP)

A participação de são Longuinho na Bíblia não começa de uma forma muito louvável, para dizer o mínimo. Na verdade, segundo conta o padre Geraldo Magela Lázaro, são Longuinho era o soldado romano que espetou o tórax de Jesus Cristo após a crucificação. Em algumas imagens, foi reproduzido o corte, feito com uma lança, na altura das costelas, para acelerar a morte de Jesus.
Mas a beata que cuida da imagem de são Longuinho, em Guararema, Luiza Leme de Almeida, 81, apressa-se em defendê-lo. Segundo ela, o soldado tinha um problema de visão, e por isso os outros centuriões o escalaram para a tarefa. "Ele não sabia o que estava fazendo", ressalta.
Do corte, porém, começou a sair uma mistura de sangue e água que, ao espirrar nos olhos de Longuinho, o curou de sua enfermidade. Nesse momento, ele se converteu e se comprometeu a divulgar os milagres de Cristo.
Mas qual a relação entre essa história e a fama de que, dando três pulinhos, o santo pode ajudar a encontrar coisas perdidas?
"Isso é o povo que atribui, não a igreja. Trata-se de uma devoção popular", diz o padre Geraldo.
A explicação de Luiza é que, além de ter problemas na visão, são Longuinho tinha problemas nas pernas. "Ele não conseguia caminhar direito, por isso, gosta de "ver" as pessoas pulando em homenagem a ele", diz.

Escada
Já Nossa Senhora da Escada é, na verdade, uma versão da já conhecida Nossa Senhora da Conceição. De acordo com o padre Geraldo, a explicação do novo nome remete a uma guerra ocorrida em Portugal e que atingiu um vilarejo no qual havia uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.
"Após o ataque, a única forma de chegar à igreja era a escada. Aí a imagem ganhou esse título", diz.
Com o tempo, a escada recebeu um sentido mais espiritual. "Teologicamente, a gente liga essa escada à de Jacó, que unia o céu e a terra", acrescenta o padre.
(AMARÍLIS LAGE)


Texto Anterior: Fim de semana: Guararema cultua até são Longuinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.