São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em duas horas de observação do céu, dá para ver até os anéis de Saturno

EM SAN PEDRO DE ATACAMA

O deserto do Atacama é o paraíso dos astrônomos -ou daqueles que simplesmente gostam de apreciar o céu, que é um dos mais limpos do planeta.
A 30 km de San Pedro está sendo implementado o projeto Alma (Gran Conjunto de Radiotelescopios de Atacama), um centro de observação que pretende estudar a idade do Universo e a formação de galáxias e de novos planetas. O Alma está previsto para ficar pronto em 2012.
Enquanto o projeto não é finalizado, turistas se deleitam com o tour de um astrônomo francês radicado na região (www.spaceobs.com). Em inglês, francês ou espanhol, o programa propõe que o turista pare e olhe para o céu. A ideia é que ele aprenda, em pouco mais de duas horas, a ver detalhes em tamanha imensidão.
Primeiro, é feita uma observação a olho nu. Alain, o guia, aponta com um laser as principais estrelas e constelações e dá dicas de como ler um mapa do céu. Em seguida, é a vez de olhar pelos telescópios, que têm lentes que variam de 20 cm a 60 cm de diâmetro.
Com o céu limpo, é possível observar as constelações Touro, Orion e Cruzeiro do Sul. Visualizar os anéis de Saturno é uma experiência inesquecível.
Ao fim do tour, Alain e sua esposa, Alejandra, oferecem bebidas quentes, como café, chá e chocolate, enquanto conversam sobre a importância de parar, sempre, para observar a grandiosidade do céu. (DA)


Distância: 30 km de San Pedro de Atacama
Duração: 2 horas e 30 minutos
Recomendações: A madrugada no deserto é fria. Portanto, leve roupas quentes Preço: 12 mil pesos (R$ 44,89)



Texto Anterior: Áridos Andinos: Depois de observar vapores d'água rompendo a superfície, é hora de relaxar na piscina de água termal
Próximo Texto: Áridos Andinos: Laguna localizada no setor Soncor, na parte oriental do salar do Atacama, é formada por crostas de sal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.