São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁRIDOS ANDINOS

Turistas veem a natureza do deserto em atividade nos gêiseres de Tatio

Depois de observar vapores d'água rompendo a superfície, é hora de relaxar na piscina de água termal

EM SAN PEDRO DE ATACAMA

Se você pensou que a paisagem do deserto poderia ser monotemática, prepare-se para ver a natureza em plena atividade no passeio aos gêiseres de Tatio. No local, situado a 4.320 metros de altura, vapores d'água rompem a superfície da terra, alcançando alturas e intensidades supreendentes -principalmente nas primeiras horas da manhã, com temperatura abaixo de zero.
As fissuras na superfície permitem que os jatos de vapor emanem das camadas subterrâneas. Não se aproxime muito dos gêiseres, pois alguns possuem temperaturas extremamente elevadas e podem causar queimaduras.
Depois da observação, é possível tomar banho em uma piscina natural de água termal. O único problema, em alta temporada, é a quantidade enorme de turistas com quem é preciso dividir o espaço.
Próximo ao local, está situado um verdadeiro oásis do deserto. Os gêiseres brancos não costumam constar na programação das agências de viagem -mas procure saber se o guia do passeio conhece o lugar.
O espaço é cercado de plantas que têm milhares de anos, rios cheios de lava e espécies de microvida, além de animais como coiotes, gaivotas e coelhos. A sensação é de estar em um filme que retrata o início da vida na Terra.
Esse é o passeio mais complicado da viagem, porque começa de madrugada, quando a temperatura pode cair abaixo de 0 C, e se prolonga ao longo do dia, quando chega a fazer 35 C. Também é um dos passeios em que se chega mais alto. Portanto, além de vestir roupas adequadas -casaco bem pesado para o frio, roupa de banho para mergulhar numa lagoa-, leve chá de coca, que ajuda a aguentar a altitude. (DA)


Distância: 90 km de San Pedro de Atacama
Altura máxima: 4.320 metros
Recomendações: Durma bem para conseguir levantar disposto de madrugada, antes das 4h, hora em que parte o tour. Vá muito agasalhado -gorro, luvas, meias e segunda pele não vão parecer exagero. Leve, também, roupa de banho, por mais contraditório que isso possa parecer. As agências recomendam fazer esse passeio apenas quando o visitante já estiver acostumado com o clima e com as variações do local



Texto Anterior: Passeio por vale inclui exploração de cavernas e minas abandonadas
Próximo Texto: Em duas horas de observação do céu, dá para ver até os anéis de Saturno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.