São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior reserva de lítio, salar está na mira de indústrias

DA REDAÇÃO

Fica no salar de Uyuni a maior reserva de lítio do mundo -metade desse mineral em todo o planeta está ali.
O lítio é visto como uma das principais apostas da indústria automobilística para a nova geração de carros, que seriam elétricos ou híbridos. Assim, o salar de Uyuni está na mira de uma série de companhias.
Reportagem publicada no "New York Times" traz à tona as tensões que envolvem o salar. De um lado, companhias europeias e japonesas; do outro, o governo de Evo Morales e os nacionalistas habitantes da região. O retrospecto é ruim para os estrangeiros: Morales já nacionalizou as indústrias do petróleo e do gás natural. E o lítio está, aparentemente, seguindo a mesma trilha. Os habitantes do salar querem o domínio do mineral e sua parte nos lucros. Francisco Quisbert, líder de um grupo de extratores de sal e fazendeiros de quinua na borda do salar, disse ao jornal norte-americano: "O lítio pode ser da Bolívia, mas também é nossa propriedade".


Texto Anterior: Áridos Andinos: Rota de San Pedro de Atacama até salar na Bolívia guarda gêiseres e bichos como flamingos e vicunhas
Próximo Texto: Áridos Andinos: Ida aos dois desertos custa US$ 2.887
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.