São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China

Serviços e infraestrutura testam a paciência de turistas estrangeiros

DO ENVIADO ESPECIAL A HARBIN

Apesar do apetite global por espetáculos kitsch, Harbin está longe de ser uma Dubai do gelo. Na primeira quinzena de janeiro, a mais movimentada da temporada de frio, só 15 mil estrangeiros visitaram Harbin (contra 1,1 milhão de chineses).
A maioria dos visitantes é de russos, que cruzam a fronteira também para comprar casacos de pele a preços chineses.
Como em boa parte da China, com exceção de Pequim e Xangai, a falta de infraestrutura exige paciência e dureza em qualquer negociação. No aeroporto de Harbin, em pleno balcão de informações, o funcionário tentou enganar o repórter da Folha, dizendo que não havia ônibus para o centro da cidade, a 60 km dali. Dizia que o único meio era o táxi, a 300 yuans (R$ 100). Há ônibus regulares, a 20 yuans (R$ 6,7).
Taxistas em Harbin se recusaram a ligar o taxímetro ao ver o turista estrangeiro. Os preços cobrados são de três a quatro vezes maiores. Algumas frases em chinês são fundamentais para mostrar que o turista não é completamente enganável.
Ainda assim, na volta, o repórter foi surpreendido quando o taxista parou na estrada para recolher dois amigos que também iam ao aeroporto.
Ele não checou se o "favor" eram bem-vindo e ainda quis aumentar, no final, o preço da corrida compartilhada. Discutir pode significar ser abandonado na estrada, a - 19C.
A higiene também pode chocar. No café-restaurante Rússia, de 1914, que serve pratos do país vizinho, as garçonetes chinesas se negaram a trocar uma toalha visivelmente usada várias vezes, dizendo que estava "mais ou menos limpa".
Em restaurantes, um pedido pode provocar longa demora ou esboços de assembleias de funcionários, que se reúnem para discutir se devem atender ou não o desejo do cliente.
Com farto turismo interno, padrões internacionais não são prioridade em Harbin. (RJL)


Texto Anterior: Sem o gelo colorido, a sombria arquitetura comunista impera
Próximo Texto: Programe-se: Veja 36 pacotes nacionais para o Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.