UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALÉM DE LONDRES

A três horas de Londres, a cidade onde nasceu o dramaturgo o homenageia em cardápio e fachada de lojas

Shakespeare domina cena em Stratford

DA ENVIADA ESPECIAL AO REINO UNIDO

Imagine uma cidadezinha inglesa que estacionou nos séculos 15 e 16, mantendo a arquitetura das casas e das igrejas, a disposição das ruas, os jardins e os marcos históricos. Tal qual uma cidade cenográfica e, ainda por cima, monotemática. Quanto aos elementos "fakes", eles não importam nem um pouco. Afinal, a cidade é um tributo ao maior dramaturgo da história, William Shakespeare. Trata-se de Stratford-upon-Avon, onde o autor de "Romeu e Julieta" nasceu, em 23 de abril de 1564.
Não é preciso ser erudito, ser louco por "Hamlet" (1601) nem ter visto o premiado "Shakespeare Apaixonado" (1998) para incluir no roteiro de viagem uma visita a Stratford, situada a cerca de três horas de Londres, no coração da Inglaterra, em Warwickshire.
A cidade, pequenininha, bucólica, com muito verde e o belo rio que dá nome a ela, o Avon, é um dos destinos mais procurados pelos turistas na Inglaterra.
Claro que, quanto mais o visitante conhece a obra do autor, mais interessante pode ser a sua estada, já que volta e meia ele se depara com frases, nomes de personagens e referências variadas a peças e poemas de Shakespeare, que aparecem, por exemplo, no cardápio de um restaurante ou na fachada de uma loja.
A forma mais prática e agradável de conhecer a cidade, incluindo os museus rurais de Shakespeare (leia mais nesta pág.), é fazendo um "sightseeing" no ônibus com o andar de cima aberto.
Ele passa por 14 pontos turísticos durante uma hora. Você desce na parada que quiser e embarca no ônibus seguinte -há um a cada 20 minutos, com partida na Bridge Street. (BELL KRANZ)



Texto Anterior: Na capital, Cidade Nova é velha de 200 anos
Próximo Texto: Relaxe em pub ou na Holy Trinity
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.