UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relaxe em pub ou na Holy Trinity

DA ENVIADA ESPECIAL

Como em Stratford você só não vê o fantasma de Shakespeare, já que tudo que há sobre o bardo está à mostra, a sugestão, depois de bater perna na cidade, é dar um "relax" no cemitério. Sério. Poderá ser um dos grandes momentos da sua estada.
Para chegar lá, você atravessa a inspiradora alameda na entrada da Holy Trinity Church (igreja da Santa Trindade). Em torno dela, fica um cemitério secular com bancos voltados para o rio. É uma paz só dar um tempo ali, observando cisnes, patinhos e barcos deslizando pelo Avon. E, claro, também na igreja há um tour shakespeareano, já que lá está enterrado o dramaturgo.
E o conselho é: não toque em nada. Há quem garanta que ninguém nunca tocou. O epitáfio que Shakespeare fez para si diz: "Bendito seja o homem que respeitar esta tumba e maldito seja aquele que mexer nos meus ossos".
Outro endereço para relaxar: o pub Windmill Inn, na Church Street, a meia quadra de onde Shakespeare viveu os últimos anos (leia abaixo). Tudo indica que tenha sido um lugar frequentado pelo autor ou, no mínimo, pelos conterrâneos da época. Erguido em 1599, tem piso de tábuas grossas e barulhentas. Ótimo para sorver um malte no fim do dia.



Texto Anterior: Shakespeare domina cena em Stratford
Próximo Texto: Casas mostram como era o dia-a-dia do bardo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.