São Paulo, quinta-feira, 05 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

direto do mar

Festa presta homenagem a molusco e cultura açoriana

Fenaostra, em Florianópolis, vai de 20 a 28 deste mês com 19 restaurantes, seis a mais que em 2005

DO ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

A 8ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) acontece de 20 a 28 deste mês, em Florianópolis, de uma sexta-feira até um sábado. Tradicionalmente, o evento ocupava apenas um final de semana.
Neste ano, serão três dias a mais de programação e 19 restaurantes, em vez dos 13 de 2005. Outra boa notícia é a presença de shows nacionais, o que não acontecia há quatro anos.
Como nas outras edições, haverá cursos, concursos (categorias gourmet, acadêmico e profissional), workshops, feiras e salão de gastronomia, artesanato, música, teatro e folclore de referência cultural açoriana, além do Papa-Ostra, prova em que os participantes devem abrir a casca da ostra com uma faca e comer o máximo delas ao natural, ou temperadas com limão, em um minuto.
Não tão animadora é a ausência do Floripa Sabor, evento que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Santa Catarina realizou paralelamente à Fenaostra no ano passado e consistiu no estímulo da inserção de receitas com ostras nos cardápios dos restaurantes da capital.
Chefs associados à Associação Brasileira de Alta Gastronomia (Abaga), presentes em júris dos concursos no ano passado, ainda não foram confirmados neste ano. Veja abaixo duas receitas com a iguaria.
Embora a Prefeitura de Florianópolis não tenha contratado a Abaga para a festa, foi aberta uma licitação para a consultoria gastronômica do evento, explica Daniela Secco, organizadora da 8ª Fenaostra. (THIAGO MOMM)







Texto Anterior: Confira onde comer e comprar ostras no Ribeirão da Ilha
Próximo Texto: No norte, Santo Antônio faz mix de tradição e casas luxuosas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.