São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Próximo Texto | Índice

COSTA DESCOLADA

Distritos de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva oferecem badalação menos intensa do que a "matriz"

Porto Seguro disfarça agito além da balsa

CRISTIANE DUARTE
ENVIADA ESPECIAL A PORTO SEGURO

É difícil de acreditar, mas ainda sob os limites do município de Porto Seguro, a meca da lambaeróbica e da axé music a 700 km de Salvador, é possível encontrar sombra e água (de coco) frescas em oásis bem menos agitados.
Apenas 15 minutos separam esses dois mundos tão diferentes, atravessando-se de balsa o rio Buranhém a partir da cidade de Porto Seguro propriamente dita.
Na margem oposta, fica o charmoso Arraial d'Ajuda, ex-reduto de hippies, que por lá desembarcaram no início dos anos 70, e hoje distrito de Porto Seguro com 15 mil habitantes, muitos deles estrangeiros que fizeram do lugar a "esquina do mundo", como eles mesmos o denominam.
Seguindo um pouco mais ao sul, a 25 km de Porto, chega-se a Trancoso, povoado fundado por jesuítas no século 16 com atual status de "hippie-chic", que recebe personalidades como Elba Ramalho e Naomi Campbell e por onde fervilham vips calçando sandálias Havaianas no verão.
Um pouco mais longe (64 km de Porto) fica Caraíva, antiga aldeia de índios pataxós com acesso somente por barco e sem luz elétrica -por enquanto, pois ela pode chegar ainda neste ano. Representa o verdadeiro sentido de sossego à moda baiana e já virou destino certo de muita gente bonita.
Tendo em comum praias de areia branca e fina e águas cristalinas, cada um desses três povoados localizados num trecho descolado da chamada Costa do Descobrimento (região em que primeiro desembarcaram os portugueses que colonizaram o Brasil) tem uma riqueza de detalhes que o torna único e especial.
Com propostas diferenciadas da "matriz" Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva têm potencial para agradar até mesmo ao turista mais exigente.
Arraial d'Ajuda, por exemplo, tem hoje boa infra-estrutura, incluindo mais de 200 hotéis e pousadas para quem quer curtir a região sem precisar se hospedar em Porto e depender da balsa.
Ficar em Arraial não é tão barato quanto em Porto Seguro, mas vale lembrar que viajar para o sul da Bahia na alta temporada pode custar até 50% mais, além de você encontrar locais lotados. A melhor época seria embarcar de março a novembro, evitando maio e julho, quando chove muito na região.
Outro dado importante é que, nos últimos dois anos, o movimento turístico de Arraial d'Ajuda registrou taxa de crescimento anual de 15%, em média. Esse número comprova que os holofotes estão sendo redirecionados para a exploração de recursos turísticos menos esgotados, como o ecoturismo, que hoje é tido como uma das grandes surpresas da região.
Com charme, colorido, beleza natural exuberante e muita badalação, Porto Seguro mostra hoje que não é mais de índios, portugueses, hippies, gringos ou moderninhos: é de todo o mundo.


Cristiane Duarte viajou a convite do Grupo de Empresários de Arraial d'Ajuda e da Gol Linhas Aéreas Inteligentes.


Próximo Texto: Caraíva deve receber energia elétrica neste ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.