São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COSTA DESCOLADA

Rede francesa argumenta que "Trancoso" é só o nome fantasia do village inaugurado em dezembro

Arraial d'Ajuda se diz sede de Club Med

DA ENVIADA ESPECIAL A PORTO SEGURO

Inaugurado no começo de dezembro, o Club Med Trancoso, o terceiro village da rede no país, embora abrigue entre suas atrações um spa para relaxamento, anda mexendo com os nervos de alguns na região.
O xis da questão é a localização do resort. Embora "Trancoso" conste em seu nome (e endereço), alguns moradores de Arraial d'Ajuda garantem que ele não está instalado naquele território.
Paulo Pereira Lopes, empresário e morador de Arraial, diz acreditar que o nome do village seja uma prerrogativa dos proprietários, mas o local onde está instalado deveria ser mantido corretamente. "Não entendemos essa negação do fato. O Med está instalado na direção da praia de Taípe e, portanto, pertence a Arraial."
De fato, há uma lei municipal de 1998 que define os limites do distrito de Arraial e, segundo ela, eles vão até o rio da Barra. Geograficamente, o Club Med Trancoso estaria dentro dessa área.
Em comunicado à Folha, Janyck Daudet, presidente do Club Med na América do Sul, assim esclareceu a polêmica: "Destacamos que o nome dos villages do Club Med não reflete necessariamente o local preciso em que se encontram, mas um nome de fantasia que o identifique com a região, como o de um acidente geográfico ou de uma praia". Para ele, a escolha do nome se deve à "fácil identificação e sonoridade, inclusive em outros idiomas, mais do que Arraial d'Ajuda, um nome grande e com apóstrofe".
Daudet continua: "Todas as manifestações populares e a defesa de interesses de moradores são entendidas, mas a escolha do nome não teve o objetivo de interferir nesse processo. O mais importante é que escolhemos a região e estamos contribuindo com impostos para o município de Porto Seguro. Além disso, nossa chegada ao local gerou 250 empregos para moradores do eixo Porto Seguro-Trancoso-Arraial d'Ajuda".
Para Arlindo Peixoto, secretário de Turismo de Porto Seguro, esse tipo de regionalismo pode ser encarado de maneira positiva. "Assim, os moradores de ambas as localidades sempre se esforçarão mais para estar à frente na oferta de serviços com alto padrão de qualidade." (CRISTIANE DUARTE)


Texto Anterior: Parque aquático diverte famílias
Próximo Texto: Noitada inclui tour gastronômico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.