UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

HAJA LAGOAS

Municípios litorâneos como Maragogi e Japaratinga são convite para mergulhos e descobertas marítimas

Coqueiro e coral estampam norte alagoano

AUGUSTO PINHEIRO
ENVIADO ESPECIAL A ALAGOAS

Vastos coqueirais, grande quantidade de recifes e águas de uma cor azul-esverdeada em um mar tranquilo imprimem a marca do litoral norte de Alagoas. Esse trecho de 125 km de praias -habitat de uma grande diversidade de espécies marinhas-é um catalisador para o contato do visitante com a fauna marinha.
Em Maragogi, as piscinas naturais, conhecidas como galés, contribuem para essa interação. Num mergulho com snorkel, é possível apreciar peixes e corais multicoloridos. Não é à toa que a região é batizada de Costa dos Corais.
A região foi alçada em 1997 à condição de Área de Proteção Ambiental (APA), com o objetivo de preservar esse rico ecossistema. Hoje, conta com o trabalho engajado de uma ONG, a Recifes Costeiros, que realiza, entre outras atividades, o ordenamento do turismo nas piscinas naturais formadas no meio do mar, por meio de ações como a limitação do número de embarcações e a educação ambiental dos turistas.
Maragogi é o município mais badalado da faixa norte das praias de Alagoas. O local ficou mais conhecido por ter sido cenário da novela "A Indomada" (Globo, 1997), o que ainda atrai noveleiros, até mesmo estrangeiros, como portugueses, ávidos por conhecer as praias e a fazenda frequentadas pelos personagens representados por Eva Wilma, Adriana Esteves e Cláudio Marzo.
Outro responsável pelo boom do turismo na região foi o resort Salinas de Maragogi, aberto em 1989, quase no meio do caminho entre as capitais pernambucana e alagoana. O acesso a Maragogi é por estrada. Fica a 125 km de Maceió, pela AL-101. De Recife, a distância até lá é de 135 km e deve-se pegar a BR-101 e a PE 60.
Na orla do centro do município, conhecida como praia de Maragogi, há bares e restaurantes. Apesar de a vida noturna não ser das mais agitadas, o programa mais animado de quinta-feira a sábado é na boate Espaço Cabanos, que toca de forró a música eletrônica.
Em outros dois municípios vizinhos, mais ao sul, Japaratinga e São Miguel dos Milagres, há praias e tranquilidade na mesma proporção de Maragogi. Pousadas charmosas pipocam na região, com vistas privilegiadas, decorações inspiradas, cozinhas caprichadas e conforto. Na estrada litorânea de Japaratinga, foi filmada uma cena do recente filme "Deus é Brasileiro" (2002), do alagoano Cacá Diegues.
A saborosa culinária local, que abusa da vasta oferta de frutos do mar, deixa o turista meio zonzo. Entre lagosta, camarão e peixes, há ainda os tradicionais pratos à base de polvo, como o arroz com polvo ao coco, um fruto em abundância por aqui. Os mariscos locais, como sururu e maçunim aparecem principalmente nas entradas, servidos como caldinhos.
O desvendar desse universo exuberante ainda inclui conhecer a centenária fazenda Marrecas, que conta com um rico patrimônio histórico e oferece passeios a cavalo, e subir até as ruínas do mosteiro de São Bento (século 17), de onde avistam-se os coqueirais e o mar.


Augusto Pinheiro viajou a convite da Secretaria de Turismo de Alagoas, da Ahmaja e do Hotel Ponta Verde


Próximo Texto: Galés abrem as portas para o mundo marinho
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.