São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tanques lembram testes militares dos EUA

DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO RICO

As ilhas de Vieques e de Culebra estão entre os passeios obrigatórios para quem faz uma viagem a Porto Rico.
Por mais de três séculos, ambas foram utilizadas como refúgio de piratas, expulsos pelos espanhóis no final do século 19. Atualmente, é comum encontrar golfinhos ao lado das embarcações durante a curta travessia desde a ilha principal.

Em Culebra
Uma vez na ilha de Culebra, a primeira parada costuma ser na praia de Tamarindo, onde é possível fazer snorkel em meio a corais e peixes.
Se o mar estiver agitado, o barco segue para o único vilarejo da ilha, Dewey, de onde se toma um ônibus para a praia Flamenco, que foi recentemente considerada pelo Discovery Channel como a segunda mais bonita do mundo, para orgulho dos porto-riquenhos.
A inusitada presença de antigos tanques de guerra enferrujados em meio às areias brancas da praia Flamenco serve como lembrança de um período sombrio da história das ilhas.
Durante quatro décadas, a ilha de Culebra foi utilizada pela Marinha dos Estados Unidos para a prática de tiro e testes militares. Seguindo intensos protestos, as práticas foram abandonadas em 1975, e levadas para a vizinha Vieques. Por ali, mais protestos -desta vez, envolvendo celebridades- conseguiram finalmente cessar os testes em 2003.
Para visitar a ilha de Culebra é necessário tomar um catamarã na marina Del Rey, próxima à cidade de Fajardo, na costa leste do Estado. A travessia leva pouco menos de uma hora. (PC)


Texto Anterior: Espetáculo de luz na água de lagoa é quase surreal
Próximo Texto: Com sorte, turista vê sapo símbolo da ilha em reserva florestal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.