São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ILHA DO ENCANTO
Governo faz campanhas para que El Yunque se torne uma das sete novas maravilhas naturais do mundo

Com sorte, turista vê sapo símbolo da ilha em reserva florestal

ENVIADO ESPECIAL A PORTO RICO

Para quem sai de um país repleto de florestas como o Brasil, visitar uma floresta tropical em Porto Rico pode não parecer muita novidade. A Floresta Nacional de El Yunque, no entanto, é considerada a única do tipo no sistema de parques dos EUA.
Além disso, El Yunque tem sido promovida intensamente pelos órgãos governamentais para entrar no seleto clube das sete novas maravilhas naturais do planeta, tendo sido eleita uma das 28 finalistas do concurso mundial.
A floresta recebe por ano mais de um milhão de visitantes, e é considerada a principal atração natural da ilha.
A reserva foi inicialmente criada pela coroa espanhola em 1876, e é considerada uma das mais antigas do Ocidente. Em 1903, o então presidente norte-americano Theodore Roosevelt, proclamou oficialmente a região como Reserva Florestal de Luquillo.

Diversidade
A flora é, de fato, riquíssima: abriga 240 espécies de árvores, algumas milenares, densa vegetação e grande biodiversidade.
A reserva é ainda um ótimo local para a observação de diferentes espécies de pássaros.
Localizada nas encostas das montanhas de Luquillo, no extremo nordeste da ilha, a floresta fica exposta aos ventos alísios e demais sistemas meteorológicos que passam pela região, recebendo enorme quantidade de chuva durante todo o ano.
A estrada estreita e cheia de curvas segue do centro de visitantes de El Portal e passa por algumas quedas d'água, como a Coca Falls, e pela torre Yokahu, mirante de onde é possível observar o mar e as encostas de mata densa da reserva. Da estrada também partem várias trilhas que levam aos picos mais altos da cadeia montanhosa.
Ao longo da caminhada é possível escutar e, com mais sorte, observar, o coqui, um sapo de dimensões ínfimas, que mede aproximadamente dois centímetros.
Seu poderoso canto de duas notas é a trilha sonora não apenas de El Yunque mas também de todas as áreas rurais da ilha, o que fez com que o coqui se tornasse o símbolo nacional de Porto Rico. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Tanques lembram testes militares dos EUA
Próximo Texto: Pacotes para Porto Rico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.